20 de dezembro de 2019

Alegrias do ano: Musical dos Novos Baianos !

O ano não foi nada fácil. Além de toda essa pataquaiada mensal que a gente tem que engolir via Brasília, meu pai partiu para outro plano em 25/01, o que por si só já modificou meu ano todo ( e outros por vir). Mas justamente porque sei que ele não ia gostar nada nada dessa melancolia, vou colocar algumas alegrias do ano, pois no meio da tormenta, sempre tem arco-íris, pessoas boas, arte, cultura e esperança. Que bom! Uma das minhas alegrias em 2019 foi ver o musical dos Novos Baianos no teatro do Sesc Vila Mariana. A montagem, despretensiosa, cheio de música boa e com história não linear ficou perfeita e a cara dos Novos Baianos! Adorei...(abaixo, a capa do programa do show)

11 de dezembro de 2019

Noel Rosa, 109 anos (Doodle)

Hoje o Google homenageia um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos: Noel Rosa. Os seus um século e nove anos de nascimento mereceram um doodle com desenho simples mas singelo na abertura do site, como vocês podem apreciar abaixo.
https://www.br-nav.com/?source=6e57b02cff294b80a677f412230e18dd

9 de dezembro de 2019

Meu Primeiro LP

Esse LP, da rádio Antena 1, de 1979, foi o primeiro disco comprado com meu próprio dindim-arame-tutu-money. Eu tinha acabado de completar 12 anos e tinha ganhado um dinheirinho ajudando um candidato a vereador da minha cidade entregar santinho. Adquiri no antigo Mappin, e pode parecer a primeira vista que foi um impulso de adolescente ao ver essa linda capa - claro que isso ajudou - mas na verdade eu já conhecia pelo menos umas três músicas do LP, principalmente a festiva "Who Were You With In The Moonlight" do Dollar. As faixas giram em torno da discotheque e do pop, dois gêneros bem presentes na época, e claro, músicas melosas ( que a gente chamava de "lentas") e "balanços" jazzísticos. O LP está comigo até hoje, 40 anos depois, e é exatamente esse que aparece na foto abaixo! A íntegra do disco está no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=fXS6oTkC__k

6 de dezembro de 2019

Fim de semana periclitante: A Estátua Viva Vive e Expo Vintage Edição Extra

O fim de semana promete. Amanhã, a partir das 14hs, no Chopp in House do meu velho amigo Paulo Sacheta haverá o lançamento oficial do livreto "A Estátua Viva Vive", projeto poético-fotográfico-performático que fiz com o Carlão - Carlos Lopez Perez - que além de estátua viva é cosplay urbano, escritor, aventureiro e futuro ator de curta metragem. Será a partir das 14h, com leitura ao vivo, autógrafos e promoções imperdíveis no cardápio. Amanhã e domingo também rola a Feira Expo Vintage, desta vez em edição extra, capitaneada pelo Leo Marck, que levou o sucesso da empreitada para dentro da cervejaria Madalena, em Santo André. O formato vencedor é o mesmo do Encontro de Carros Antigos do Parque Chico Mendes em São Caetano, com bandas ao vivo e expositores sortidos dentro do universo retrô: colecionismo, brinquedos, miniaturas, arte retrô, moda vintage, pinups & rockers, posteres, discos de vinil e memorabilia em geral. Links e endereços abaixo. O old amigo Ricardo Rick and Roll Martins ficará a cargo da apresentação no palco, além de sua conhecida loja de LPs presente. Vou estar lá com ele no domingão. Mais um finde para a História!
https://www.revistamenu.com.br/2019/12/05/cervejaria-madalena-promove-feira-retro-no-abc-paulista/
https://www.facebook.com/events/2512990702266848/

4 de dezembro de 2019

"Salve-se Quem Puder" - Duayer/Francisco Ucha (o lançamento)

Ontem, dia 03/12, estive com minha cúmplice Cris no lançamento do livro "Salve-se Quem Puder - Cartuns e Fotos de Duayer", projeto bolado e produzido pelo Francisco Ucha com biografia, depoimentos, fotos e cartuns, muitos inéditos, do artista em sua fase no Pasquim e em participações posteriores na imprensa ( Status Humor, Pingente, Mad, etc). Um livro magnífico, super bem feito, que eu tive a honra de participar como revisor. O lançamento 1 já tinha rolado na Comix no sábado e lá eu também estive, ocasião em que pude finalmente conhecer o casal Duayer e Lourdes ( simpaticíssimos e calorosos) e trocar figurinhas com amigos como Luigi Rocco ( do excelente Tiras Memory) e Worney ( sempre a jato). Ontem foi na Livraria Martins Fontes-Paulista e o encontro se mostrou à altura da obra, com a presença de luminares da nossa imprensa e cultura: Jal (que escreveu a orelha do livro), Spacca ( que trouxe a tiracolo um livro raro do Duayer), Rosane Pavam, Ligia Colares ( da Avec Editora), Carlos Marchi (autor da excelente biografia do jornalista Carlos Castelo Branco), Volney Faustini, Fabio Siqueira, Antonio Carlos ( Gibiteca do Antonio), a artista Silvia Ruiz, entre outros. Mas a presença mais surpreendente da noite foi a do grande jornalista José Hamilton Ribeiro, um dos maiores repórteres que esse Brasil já viu, com seus 84 anos bem vividos e com disposição para dar e vender! Uma noite para não se esquecer!
( com Francisco Ucha, o "culpado" por isso tudo, e minha escudeira Cris)
(com Duayer e o jornalista Carlos Marchi)
(Spacca, Duayer, eu e Ucha)
( Jal, eu, José Hamilton Ribeiro, Duayer e Ucha)

2 de dezembro de 2019

Raízes 60

Mais um fim de ano e a revista Raízes, semestral, tem mais um lançamento pontual reservado para dezembro. A edição de número 60 tem um gosto mais do que especial pra mim, pois desta vez fiz uma homenagem ao meu pai, João Massolini, com um artigo sobre sua vida. Esse perfil é mais do que merecido, ele que sempre foi um dos grandes entusiastas da memória de São Caetano do Sul, tanto como contumaz "guardador" de cultura e memorabilia, como colecionador da própria revista Raízes ( tinha orgulho de ter todas es edições). Seu João, além de bater ponto em todos os lançamentos ( até julho de 2018), acabou também colaborando como coautor em um artigo da revista sobre a Rosacruz sancaetanense. É por essas e outras que esse lançamento será pra mim o mais emocionante de todos. Segura aí que eu seguro aqui, pai!