29 de maio de 2022

Momento Rockabilly - Informativo nº2 (junho-2022) - Mais um petardo de José Zinnerman Nogueira

Recebi mais um petardo imprescindível do meu velho amigo José Zinerman Nogueira, o "Fóssil Vivo do Underground": o informativo "Momento Rockabilly", um movimentado zine digital com grandes momentos do gênero rockabilly (e seu "primo" atual psychobilly), tanto dos velhos tempos como do último mês. E o veículo rocker vem com aquele já conhecido "pacote completo" do Nogueira: cobertura de shows, perfil de artista, foto histórica, entrevista, letra de música, galeria de imagens e contatos das bandas. Com destaque para o rocker Caio Durazzo (que aparece na capa ao lado de JZN, acima), outro que faz muito pela cena do rock underground. Para quem quer visualizar este informativo completo (nº2, que tem data de junho de 2022), ou outras criações de José Zinerman Nogueira (o homem não para!), entre em contato nos seguintes endereços:

zinerman_nogueira (instagram)

CX Postal 22 CEP 01031-970 SP-SP

José Zinerman Nogueira (Facebook)

e-mail: jn7400@gmail.com 

26 de maio de 2022

Baú do Malu 86: Livreto "Tambaú - A Cidade dos Milagres" - Ado Benatti



Esse simpático livreto acima eu encontrei dentro de um móvel bem antigo em um antiquário da região de São Pedro-SP uns tempos atrás. Me chamou a atenção a bela imagem da capa (sem crédito) e o seu caráter bem artesanal. Tirando a informação de que o livrinho foi distribuído pela Tipografia "Souza", situada no bairro do Brás (São Paulo), mais nada se sabe dessa misteriosa mini publicação (data, tiragem, etc - como não tem preço, possivelmente foi distribuído gratuitamente). No texto de introdução do autor, fica-se sabendo dos "Milagres de Tambaú", cidade que segundo ele "era falada no Brasil inteiro como palco de milagres e acontecimentos incomuns", atribuídos a um padre falecido - Donizetti Tavares de Lima - considerado santo pelos devotos, ainda em vida, principalmente a partir da meados da década de 50. O autor, Ado Benatti (outro mistério), preferiu contar a história desses milagres usando a linguagem dos cordéis (nas palavras dele, na "linguagem sertaneja"),com estrofes de 8 linhas em 22 páginas (o total do livro é de 32 páginas). Numa rápida pesquisa na internet, vê-se que o padre Donizetti (1882-1961) é bem comentado até hoje e deixou marcas na cidade de Tambaú-SP. Mais aqui: http://www.padredonizetti.com.br/bio.asp

25 de maio de 2022

Baú do Seu João 35 - Foto do Corínthians de 1969



Depois de um longo inverno, volto com o baú do meu saudoso pai, João Massolini (1939-2019), um dos mais surpreendentes guardadores de "cultura" que tive o prazer de ver/conviver na vida. Esta foto história do Corínthians de 1969 (uma das muitas formações daquele ano) estava no meio de alguns documentos dele e embora não seja uma foto original, está num formato "cartão postal", com efeito plastificado, margem branca e a escalação descrita no verso. Certamente foi feita na época como brinde ou peça promocional. Meu pai foi, além de guardador contumaz de cultura, um corinthiano roxo. Literalmente, pois quando o Corínthians perdia, a coloração do rosto enfurecido dele podia pender para o vermelho e quando a coisa tava braba mesmo, chegava bem próxima do roxo! Um beijo, pai querido!
obs: a legenda original está com um ligeiro erro sequencial. A escalação certa, da esquerda para a direita é esta: Lula, Oswaldo Cunha, Ditão, Luiz Carlos, Dirceu Alves e Lidu. Agachados: Paulo Borges, Adnan, Benê, Rivelino e Eduardo.