26 de setembro de 2009

E os corvos negros, hein? quem diria? perto dos 20 anos de estrada...

The Black Crowes, a banda que ousou misturar blues, Stones, Led Zeppelin e Faces num caldeirão só, atingirá 20 anos de estrada no início de 2010 e depois de muitas críticas negativas, brigas, mudanças e longos intervalos, acaba de lançar seu 9º disco de estúdio ( fora o ao vivo, em conjunto com Jimmy Page).
Os corvos, sob a chancela dos irmãos Chris e Rich Robinson, são sem dúvida, a formação roqueira atual que mais se aproxima da cartilha clássica dos anos 60 e 70. Tá tudo lá: a rouquidão do jovem Rod Stewart no Faces, a pegada bluesy dos Stones, a intensidade do Led, as cordas e a gaita herdadas das raízes folk. Quem não conhece, acha que o Crowes é mais uma cópia xerox dos ícones, mas o saudosismo inerente da banda vem também com uma identidade forte, composições arrojadas - embora despojadas -, e um frescor raro de se ver em formações que atingem a maioridade. Neste novo disco, eles resolveram gravar tudo ao vivo em estúdio ( na verdade, um celeiro-estúdio) e o punch alcançado é estonteante. Ouçam o disco e vejam o Black Crowes em ação, nesta boa matéria, by New York Times:
http://musica.uol.com.br/ultnot/nytimes/2009/09/25/com-disco-novo-nas-lojas-black-crowes-diz-que-esta-feliz-com-status-cult.jhtm

Um comentário: