Finalmente à venda o aguardado "O Piano e a Estrada" do intrépido jornalista Marcelo Mazuras, que eu conheço desde que os rios eram limpos e pelada na rua não significava prostituição. O livro conta a vida e a obra do mais premiado pianista brasileiro, Arthur Moreira Lima e a trajetória heróica de seu caminhão-teatro, projeto que há anos leva música da melhor qualidade para todos os cantos do nosso Brasilzão, dos grandes centros aos vilarejos escondidos, embrenhando-se por estradas que cortam selvas, rios e sertões deste país-continente.
A primeira parte, biográfica, mostra as origens familiares e a ascensão fulminante do pianista carioca, que aos 10 anos já ganhava prêmio como solista e aos 18 anos dava início a uma vitoriosa carreira internacional que só durou pouco mais de uma década porque sua paixão pelo Brasil falou mais alto. Essa volta à terra natal também é esmiuçada pela narrativa vibrante da obra, assim como a paixão pelo futebol, suas inclinações políticas, os projetos musicais e os amigos, parentes e heróis que nortearam sua vida. A segunda parte traz à tona o maior projeto profissional de Arthur, iniciado em 2002 e ainda vivíssimo: os grandes roteiros Brasil adentro à bordo de seu caminhão-teatro, levando a música mundial para a população brasileira de Norte a Sul. Até o início de 2009, foram 23 estados percorridos e 246 cidades incluídas - uma empreitada inédita pela sua proposta, logística e duração. Mazuras acompanhou essa saga estradeira desde o começo, como assessor de imprensa, vindo daí os melhores ângulos capturados e as grandes sacadas nas entrelinhas.
Fiquei muito honrado por integrar a equipe de pesquisa desta importante obra, indispensável para quem gosta de música. E não é só música clássica não. Nas suas 320 páginas repletas de fotos e perfis, surgem grandes músicos brasileiros e internacionais, alguns de seu círculo mais próximo: Mozart, Bach, Astor Piazzolla, Ernesto Nazareth, Villa-Lobos, João Carlos Martins, Tchaikovsky, Arnaldo Estrella, Marguerite Long, Nélson Freire, Chopin, Van Cliburn, Martha Argerich, Radamés Gnatalli, Elomar, Heraldo do Monte, Paulo Moura, Luiz Gonzaga, Nélson Gonçalves, Ney Matogrosso, Rafael Rabello, Laércio de Freitas, entre outros. E também amigos e heróis de outras esferas: Didi ( meia da seleção), Cláudio ( amigo de infância e ex-goleiro do Santos), João Saldanha, Luis Carlos Prestes, Brizola, Rolim Amaro, Omar Fontana, Millôr, Adolpho Bloch, entre tantos.
Um livro de fôlego, híbrido de trajetória de vida e trajetos na estrada. Com um fundo musical intenso e emocionante, alcançando a alma do Brasil.
O livro "O Piano e a Estrada" está à venda nos sites ( na Folha tem desconto):
Nenhum comentário:
Postar um comentário