22 de abril de 2013
"Friedenreich - A Saga de um Craque nos Primeiros Tempos do Futebol Brasileiro" tem noite de autógrafos na Livraria da Vila
"Friedenreich - A Saga de um Craque nos Primeiros Tempos do Futebol Brasileiro" (Casa Maior Editorial), do jornalista Luiz Carlos Duarte, já vinha sendo comentado entre os aficionados por Futebol/História e já estava à venda em alguns poucos pontos estratégicos; agora, finalmente, terá um lançamento à altura, em noite de autógrafos com o autor, amanhã, na Livraria da Vila. Duarte fez um trabalho criterioso e minucioso - eu, orgulhosamente, ajudei-o a desenrolar alguns novelos dessa extensa pesquisa. A obra derruba vários mitos e lendas e comprova diversos momentos de genialidade do legendário craque. Além de mostrar pioneiramente a trajetória completa de Fried, jogo a jogo, e consequentemente, todos os gols marcados por ele - embora metade dos marcados pelo Rei Pelé, a média de gols é de impressionante 0,98 por partida (média maior que a de Pelé, de 0,93)) , a obra traz também fortes indícios de que a famosa e nunca vista lista que atribuía ao jogador 1329 gols, nunca tenha existido. A pesquisa também dá sustentação à tese de que Fried e outros craques do inicío do século passado como Neco e Heitor foram os criadores que geraram um estilo brasileiro único de jogar futebol, um "jeito" que se perpetuou até os dias atuais. Numa linguagem leve, cheia de curiosidades e histórias de bastidores, e sem perder a seriedade na apuração dos fatos, o livro é uma ótima pedida não só para os apreciadores da História do nosso futebol como para os interessados nos costumes gerais da sociedade da época.
" Friedenreich - A Saga de um Craque nos Primeiros Tempos do Futebol Brasileiro", de Luiz Carlos Duarte - Noite de Autógrafos.
Quando: amanhã (23/04) a partir das 18:30h
Onde: Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho 915 - Vila Madalena
Nenhum comentário:
Postar um comentário