17 de julho de 2018
A misteriosa "Revista Infantil"
Por muitos anos, quando se falava em cronologia das histórias em quadrinhos no Brasil, citava-se acertadamente que a primeira revista periódica com foco nesta linguagem no país foi a pioneira O Tico-Tico, mas também se dava um salto temporal diretamente para a Gazetinha ( A Gazeta Infantil) e para o Suplemento Infantil ( depois Juvenil), respectivamente de 1929 e 1934, o que acabava engolindo outras publicações, sem a projeção dessas citadas, mas que merecem um estudo mais aprofundado. Consegui alguns exemplares recentemente da Revista Infantil, publicada desde o início dos anos 20 ( estima-se que em 1921) ( ATUALIZAÇÃO: a leitora do blog Maria Aparecida jogou luz nessa informação, cravando que a revista começou mesmo em 1921, ainda só com textos - comentário lá embaixo) e vale a pena reproduzir aqui as capas das edições (publicadas em 1930. 1931 e 1933), mesmo que a qualidade das fotos não esteja a contento. A Revista Infantil, assim como O Tico-Tico, publicava contos, atividades e charadas, e entre os vários personagens que passaram por suas páginas ( dos que eu vi, muitos obscuros e alguns decalcados de outras fontes) destacam-se O Gato Félix ( publicado como Miau Miau e depois Gato Preto), e Pafúncio e Marocas ( Pafúncio nomeado aqui como Dr. Rompestraga - informação do amigo André Lopez). Foi aparentemente a primeira aparição do Gato Félix no Brasil pois no O Tico-Tico ele surgiu depois. Com mais tempo, esmiuçarei os detalhes de cada exemplar... por enquanto, compartilho 9 capas:
A REVISTA INFANTIL TEVE INÍCIO E 1921, CAPA PRETO E BRANCO E SEU PRIMEIRO ANO E SÓ TINHA TEXTO, NO SEGUNDO ANO A CAPA COMEÇOU A SEREM CORES, TENHO CERCA E UNS 50 NÚMEROS ENTRE OS ANOS 1921 A 1925, INCLUSIVE U ALMANAQUE E 1924.
ResponderExcluirMuito obrigado por essas informações preciosas, Maria Aparecida! Vou citar no post! Valeu pela colaboração.
ResponderExcluir