22 de fevereiro de 2021

Rosa Passos - "Demasiado Blue"


Hoje cedo, escutando a Rádio USP ( uma das poucas emissoras que ainda consigo ouvir com gosto) ouvi uma música maravilhosa, sensível, fascinante, etc etc, e por um descuido da hora, não consegui ouvir quem cantava esse petardo! Aí procurei na internet, mas talvez por não escrever corretamente os trechos da letra que ouvi uma vez só, não consegui achar nem a pau. Aí apelei: liguei para a Rádio USP para saber a informação. Em São Paulo, ninguém atendeu, mas não desisti. Liguei para a Rádio USP de Ribeirão Preto e afortunadamente, fui atendido pela Clarisse (se for com c, me desculpe) que me atendeu com muita presteza e zelo e após eu explicar o caso, prontamente ficou de checar a informação. Liguei dez minutos depois e consegui saber da Clarisse ( com a ajuda fundamental do seu colega responsável pela programação) que a música em questão, com o trecho 'E eu lembro o olhar azul de Ringo Starr", é "Demasiado Blue", composição de Rosa Passos e Fernando de Oliveira (seu parceiro constante). Ganhei o dia e aqui estou compartilhando essa maravilha. Obrigado, caríssimos!

Apelo para os escrevinhadores, críticos, programadores, cultuadores de pérolas da nossa música: escrevam sobre ROSA PASSOS. Comentem sobre seus discos; compartilhem suas músicas; coloquem suas compoisões nas rádios. A compositora, cantora, pianista e violonista Rosa Passos, nascida em Salvador e desde muito cedo mergulhada na bossa nova e na raiz da música brasileira, tem muitos fans estrangeiros - principalmente músicos - e entre lançamentos lá e cá vem mantendo uma qualidade sonora impecável, que nos presenteia com achados acachapantes como esse "Demasiado Blue".

https://www.youtube.com/watch?v=u9v6qn3F6vA


10 de fevereiro de 2021

O livro "Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil" de Alexandre Morgado, em segunda edição atualizada e com nova revisão, está no Catarse!


Em 2017, Alexandre Morgado, um dos maiores colecionadores dos quadrinhos Marvel no Brasil, lançou o livro "Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil", trazendo toda a saga da editora americana no mercado editorial brasileiro, desde as edições de O Globo até os dias atuais, perfazendo um caminho que inclui mais de 40 pequenas, médias e grandes editoras. Um trabalho de imersão profunda em todo o material já publicado em solo brasileiro e de pesquisa apuradíssima para cercar todos os detalhes de bastidores que fizeram da história já octagenária da Marvel no país uma das mais emocionantes e (muitas vezes) intrincadas trajetórias editoriais que o mercado das HQs brasileiras presenciou. Os depoimentos de editores-chaves responsáveis pelas revistas em determinadas épocas (como na Ebal, Bloch, Rio Gráfica /Globo e Panini, por exemplo) são fundamentais para que o leitor possa destrinchar as táticas e estratégias por detrás de cada lançamento. As primeiras aparições de cada personagem, as principais histórias, as datas dos lançamentos - todos os principais detalhes foram resgatados. A primeira edição esgotou-se rapidamente e agora, para as comemorações dos 80 anos da Marvel em nosso território, o autor resolveu reviver sua obra, lançando em campanha pelo Catarse uma segunda edição, devidamente atualizada e com nova revisão. Em quase 500 páginas, o livro incluiu novos capítulos ( como o fim melancólico da redação de quadrinhos da Editora Abril e a censura ocorrida na Bienal de 2019, entre outros assuntos atualizados e novos depoimentos) , além de uma magnífica nova capa produzida pelo designer gráfico VAM! (veja a capa aberta no final da postagem). A campanha no Catarse segue até o dia 01/05 e inclui brindes incríveis: marca-páginas temática dos 80 anos da Marvel no Brasil; super pôster pintado em aquarela pelo artista Matias Streb; cinco modelos de postcards  com recriações de capas icônicas da Marvel, feitas com exclusividade pelo quadrinista Flavio Luiz Nogueira e seu traço original e único; 20 cards com capas históricas lançadas no Brasil e informações preciosas no verso. Uma oportunidade imperdível para os fãs e leitores antigos e novos da "Casa das Ideias".

ps: eu particularmente, estou muito feliz com esse lançamento. Fui convidado pelo Morgado para fazer a nova revisão e fiz com muito gosto e respeito. Uma honra fazer parte desse projeto primordial para a historiografia do mercado editorial brasileiro.

Link para o Catarse: https://www.catarse.me/marvelnobrasil 




2 de fevereiro de 2021

José Carlos Ruy (1950-2021)

Em meio a esse caos desgovernado que estamos vivendo, fico sabendo do passamento do José Carlos Ruy, aos 70 anos, de infarto. O Ruy foi meu chefe na Abril Imagens, setor do Dedoc/Abril, quando a editora já começava a entrar num parafuso sem rosca e sem volta, no começo deste século. Depois reencontrei-o em Pinheiros umas duas vezes ainda na primeira década dos 2000 e em 2014, graças a ele, vi meus poemas recém lançados do livro Aura de Heróis serem publicados na seção cultural do portal Vermelho. Ele foi um grande estudioso dos movimentos populares, do marxismo e da esquerda (vale a pena procurar seus livros) e labutou em veículos como A Classe Operária (como editor), revista Princípios e portal Vermelho. O velho Partidão era sua casa principal e como militante e dirigente, pesquisou, escreveu, panfletou, saiu às ruas. E como bem lembrou nosso amigo em comum Bias, toda a sua batalha diária sempre foi acompanhada de bom humor e humanidade. Vai lá, Ruy, que outras lutas o esperam em algum canto oprimido deste vasto universo.