6 de julho de 2023

Enfim, lançamento do livro "Joselito Solta seus Bichos"


Depois de cinco anos de pesquisas, entrevistas, mais pesquisas, edição, seleção de imagens e revisão, finalmente meu rebento "Joselito Mattos Solta seus Bichos" está prestes a sair da gráfica, prontinho!

Foi em 2018, numa conversa com o pesquisador e colecionador João Antonio Buhrer , que constatei o que já desconfiava: que Joselito Mattos era um dos artistas gráficos mais injustiçados da História. Afinal, Joselito criou personagens icônicos nos quadrinhos entre as décadas de 1940 e 1960 - Pituca, Lourolino e Remendado, Champanhota, Malaio, entre outros - foi responsável pelo design de centenas de capas de discos para gravadoras como Musidisc, Continental, Copacabana, Odeon, RCA, Tapecar e outras, foi desenhista, cenógrafo e estilista por anos no Teatro de Revista, além de ilustrar vários livros infantis, revistas e anúncios. Tudo isso com muita, muita qualidade! Quem curtiu aqueles disquinhos infantis de vinil colorido, certamente bateu o olho numa ilustração de Joselito para aquelas capas! A partir da década de 1970, por vários motivos, seu nome começou a desaparecer da mídia e esse esquecimento injusto culminou com o triste silêncio dos jornais e revistas que passaram batidos pelo seu falecimento, em 1989 e seguem nessa toada até hoje. Por essas e outras resolvi resgatar a obra e a história de Joselito e para esse projeto contei com a bagagem e a coragem de Gonçalo Junior e sua Editora Noir; os queridos Bira Dantas , Floreal Andrade , Lucas Libanio , Flavio Luiz Nogueira e Luigi Rocco, que abrilhantaram a obra com artes inéditas; a diagramação precisa de Will Sideralman ; o incrível design da capa de Andre Hernandez e a força e ajuda de vários entrevistados e amigos. Para dar sequência a essa celebração, vou lançar o livro do Joselito no dia 15/07, um sábado, das 15h às 19 horas na tradicional livraria e revistaria Casinha das Letras. O endereço é: Rua Monte Alegre, 83, Bairro Santo Antônio, São Caetano do Sul - SP. Conto com a presença de vocês!

obs: o livro conta com um baita caderno colorido de 16 páginas e - talvez seja algo inédito - abre a obra ao invés de ser incluído depois dos capítulos, como é de costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário