21 de abril de 2020

Moraes Moreira (1947-2020)

A primeira lembrança que tenho do Moraes Moreira é a sua música "Pombo Correio", de 1977. Eu tinha 10 anos e embora conhecesse de "ouvido" algumas músicas dos Novos Baianos, só fui conhecer sua fase anterior anos mais tarde. Pombo Correio foi uma das músicas que mais me marcaram nos 70. "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira" de 1979, é outra grande composição e mais moderna do que nunca. Depois fui acompanhando de perto sua carreira, incluindo suas músicas festivas dos anos 80 ( e o estouro de Festa do Interior, de 1981, na voz de Gal), e principalmente suas habilidades com as cordas, que foi um tanto eclipsada na época em que tocava com Pepeu Gomes, mas que merece ser reconsiderada. Foi nos anos 80 que "redescobri" Novos Baianos e me apaixonei pra sempre - o Acabou Chorare, disco de 1972 está na minha lista top ten, como já foi mostrado aqui no blog. Moraes, além de ótimo compositor, entrou para a história como o primeiro a cantar em cima de um trio elétrico e pelo que vi nas matérias de seu falecimento (ocorrido no dia 13/04) foi também uma ótima pessoa - os vizinhos deram depoimentos emocionados sobre ele e um farmacêutico da farmácia que Moraes era freguês tomava café da manhã todo dia com ele. Valeu Moraes Moreira, por deixar a trilha da minha vida mais encantada. Que a sua passagem seja tranquila, ao som de uma boa guitarra baiana.
https://www.youtube.com/watch?v=bxcz9Sb-vAY&list=PLkuNkdx6CACVxaRX78UBgAHNoewyb61yD

Nenhum comentário:

Postar um comentário