17 de outubro de 2020

No Dia dos Professores, uma linda homenagem à minha mãe (por Pedroso de Moraes)

 Há alguns meses atrás, às voltas com a matéria sobre o bar Senadinho para a Revista Raízes, fui atrás do diretor/fundador da Tribuna do ABCD, Pedroso de Moraes, pois sabia que ele tinha boas histórias e imagens sobre o local. Realmente, sua ajuda foi muito preciosa e a matéria acabou muito enriquecida com fotos de seu arquivo e histórias saborosas de bastidores. Artigo pronto, recebi um telefonema do Pedroso dias depois me perguntando o que a Lourdes Pareja era minha, pois ele tinha visto seu nome nos agradecimentos do livro de poesias Aura de Heróis que eu lhe tinha presenteado. Quando eu falei que ela era minha mãe, ele quase desmaiou do outro lado! Aí ele me explicou o porque de seu espanto: minha mãe era uma antiga professora sua ( na verdade a segunda de sua vida) e ele na época era encantado por ela, tanto por seus ensinamentos precisos como por sua beleza radiante. Desde então ele tentara encontrá-la, mas todas as suas tentativas foram em vão. Mal sabia ele que ela estava bem pertinho do seu jornal, no bairro vizinho, casada e com dois filhos. Minha mãe acabou falecendo em 2002 sem saber dessa procura e agora, 60 anos depois, uma linda homenagem do seu ex-aluno, aproveitando o dia dos Professores, surge comovente na internet. Onde estiver, mãe, espero que você possa receber ou sentir de algum jeito esse depoimento sincero do Pedroso e aproveitando a ocasião, um beijo saudoso e estalado desse seu filho que ainda sente muita saudade.

(a homenagem e a foto usada, abaixo):



HOMENAGEM AO DIA DOS PROFESSORES


À INESQUECÍVEL PROFESSORA LOURDES PAREJA

Em especial à minha segunda professora Lourdes Pareja que hoje mora no Paraíso. Graças a ela, eu aprendi as primeiras lições e a escrever com letras bonitas. Isto, há 60 anos durante todo esse tempo eu mantive ela tão linda na minha memória. Deus infinitamente é bom e recebi a visita de um filho dela jornalista também, da Editora Abril que estava fazendo uma matéria sobre o “Senadinho” para Revista Raízes - Marcos Massolini que me presenteou com um livro com o título “Aura de Heróis”. Por Deus, acho que somente por Deus o editor do livro autografou justamente na página em que ele prestava homenagem para as pessoas que lhe eram caras, qual não foi a minha surpresa ao ver o nome Lourdes Pareja Massolini (in memoriam). De imediato, liguei para ele e perguntei: - Quem é essa Lourdes Pareja que você está homenageando? Ele disse: “É minha mãe”; então perguntei: - O que ela fazia? “ Era professora”, então disse: Onde, seria em Santo André? Em algum grupo escolar da Avenida Dom Bosco? Ele disse-me : “Sim”, então eu falei para ele: - Pois é; Deus me trouxe a quem eu tanto esperei rever. Ela foi minha professora; Marcos levou um espanto. A professora vive na minha memória há 60 anos. Perguntei: - Ela é viva? Ele me disse: “faleceu”. Fiquei alegre e ao mesmo tempo triste. Ele me disse:” tenho foto dela”. E eu falei: - Em nome de Jesus, me mande a foto. Ele respondeu: “ vou lhe enviar em qualquer dia da semana”, e o Marcos não tinha me mandado ainda. Liguei para ele: Desculpe-me ligar novamente, mas você não vai me deixar passar o sábado e o domingo com toda essa curiosidade. De bate pronto mandou-me a foto. Era ela mesma! Com certeza pela candura desta mulher heróica e aguerrida está no Paraíso junto à Deus. Minha homenagem a ela através de uma prece ao Criador com muito carinho. Agradeço à Ana Sales pela feliz lembrança que envolvido pelo trabalho, estava me esquecendo. Mas tenho certeza que Deus já me perdoou por isso...Acho que Dona Lourdes Pareja está lecionando no Paraíso. 

Pedroso de Moraes

2 comentários: