22 de dezembro de 2024

Revista Raízes nº69 - Dezembro de 2024

E pra não perder o costume, a revista Raízes, veículo memorialista de São Caetano do Sul-SP, é lançada em dezembro, para deleite dos que amam a História da região do ABC. O lançamento dessa vez foi na Pinacoteca, com direito à tour pelas obras da exposição atual (uma coleção de obras doadas pelos munícipes) e um depoimento emocionante da editora Paula Fiorotti, a frente da revista há mais de 10 anos. Eu colaboro com o veículo mais ou menos no mesmo período e me orgulho de ter ajudado, junto com vários amigos/colegas colaboradores valiosos e a edição primorosa de Paula, na faceta mais leve e ágil da revista nos últimos tempos. Nesse número, fiz um resgate da marca de guitarras Snake, que começou com uma fábrica em São Caetano e depois virou uma marca nacional de instrumentos e aparelhos de som. Os primórdios da empresa é contado minuciosamente, incluindo a formação da pioneira banda The Snakes (que foi inspiração para o nome da fábrica). A participação dos filhos de Alaor Rangon e Carlão (mais tarde, Dave McLean), Alexandre e André, foi fundamental para atualizar o legado tanto da empresa Snake como das formações musicais até os anos 1970. Fiquei muito satisfeito com o resultado e pela repercussão vejo que a recíproca é a mesma. Devo citar também a colaboração do grande Zezinho Mulero (Zezinho Jordans), amigo de Alaor e Carlão e contemporâneo dessa história toda.

A Raízes nº69 está coesa e já a considero uma das melhores edições já lançadas. Além da capa sobre o Estádio Lauro Gomes, palco esportivo de muitas histórias na cidade - e brilhantemente costurada pelo meu amigo Renato Donisete - a revista traz histórias e curiosidades de ruas pioneiras; a trajetória do grupo Renascença, ligado aos bailes da saudade; a curiosa aparição de um estúdio cinematográfico em São Caetano, que podia ter se trnsformado em uma nova Vera Cruz; o Clube Atlético Centenário e sua importância histórica; os 50 anos de história do Semeador, escola infantil metodista; e por aí vai.

Paula e equipe estão de parabéns por mais esse rebento do único veículo memorialísitico municipal regular em circulação na Grande São Paulo. Para quem quiser adquirir ou conhecer a revista, é só se dirigir ao endereço da Pró-Memória em São Caetano do Sul (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255 - Centro) e retirar o seu exemplar grátis. Quem estiver longe, pode aguardar no site da instituição, que as edições são digitalizadas e disponibilizadas lá (www.fpm.org.br)

16 de dezembro de 2024

"Panda no Rio Celofane" (arte/poesia)


Neste final de ano, resgatei aquela foto do panda que postei aqui no Almanaque (com uma miniatura em cima de um papel celofane) e resolvi acrescentar um poema novo. Achei tão supimpa o resultado que resolvi imprimir neste mês. Taí, frente (acima) e verso (abaixo), "Panda no Rio Celofane", foto/montagem e poesia de minha autoria.


15 de dezembro de 2024

A biografia de Paulo Hamasaki fecha um ano muito produtivo


Para fechar um ano muito, muito produtivo, acabou de sair da gráfica a segunda biografia que escrevi para a Editora Criativo: "Paulo Hamasaki - o Filósofo do Nanquim". Fiquei muito feliz com o resultado e consegui colocar na biografia as passagens mais representativas da criativa carreira de Hamasaki (que foram muitas). O intuito dessa bio foi resgatar o legado desse grande artista, que geralmente é citado por aí, mas pouco se sabe de suas inúmeras contribuições para as HQs entre o final dos anos 1950 até os anos 1990. A repercussão foi excelente e uma em especial me deixou emocionado: o amigo de Hamasaki, Julio Shimamoto, mandou um email ontem para mim e para o editor Marcio Baraldi: "Impressionante a bio de Paulo Hamasaki! Belo trabalho de pesquisa de 
Marcos Massolini e de editoração primorosa! Valeu mil! Abração! - Shima". Familiares, amigos e fãs de Paulo também me mandaram mensagens. Essas devolutivas valem todo o esforço e empenho que concentrei para que essa obra viesse à luz.  

À venda no site da Editora Criativo e na Comix. 

https://livrariacriativo.com.br/paulo-hamasaki-o-filosofo-do-nanquim---biografia/p?fbclid=IwY2xjawHLuUtleHRuA2FlbQIxMAABHeoAKH46i2Vmfi82P1grCuJdMeZou-X9iVguRlxlvhxdJ--IGXlJEUzXSQ_aem_1PcjGE9KcIIH_yXhK9-2oQ


O Troféu HQMix nos 100 anos de Joselito Mattos


Fechando com chave de ouro a comemoração de 100 anos de Joselito Mattos (1924-2024), eis o troféu HQMix que homenageia a Laerte e sua personagem Muriel (que sai literalmente do armário nessa estatueta de 2024). O troféu simbolizou bem o que foi a entrega dos troféus na quarta-feira passada (11-12), com muita diversidade, emoção e superação no palco do Sesc 14-Bis. Para fechar o ano comemorativo, ainda fui convidado ontem para um chat ao vivo nas dependências da Eca-USP com o grupo de estudiosos e pesquisadores do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP, por uma sugestão do autor e professor Nobu Chinem. Foi uma noite prazeirosa onde pude em cerca de 1 hora, esmiuçar o processo de pesquisa do livro "Joselito Mattos Solta seus Bichos" e contar um pouco sobre a trajetória do artista. Além dos integrantes ao vivo, fui assistido por colaboradores e entusiastas do Observatório pelo Brasil todo. Viva Joselito!

11 de dezembro de 2024

Zine House Brasil apresenta o "Quase Oásis"

O nobre José Zinnerman Nogueira continua sua brava luta de divulgação da arte/literatura independente no Brasil. Nessa semana, tive a honra de ver o meu último livro de poesias, "Quase Oásis" ser divulgado pelo Nogueira no Instagram diretamente do QG da Zine House Brasil - berço/porto/casa do seu imenso acervo cultural. E com direito à declamação! Valeu, Nogueirão!

https://www.instagram.com/reel/DDM0plkuUDUf8bllxcdtjgit2p7e0Hineo_wg0/?igsh=Y3lzbTY4ZHNpZnEy