E pra não perder o costume, a revista Raízes, veículo memorialista de São Caetano do Sul-SP, é lançada em dezembro, para deleite dos que amam a História da região do ABC. O lançamento dessa vez foi na Pinacoteca, com direito à tour pelas obras da exposição atual (uma coleção de obras doadas pelos munícipes) e um depoimento emocionante da editora Paula Fiorotti, a frente da revista há mais de 10 anos. Eu colaboro com o veículo mais ou menos no mesmo período e me orgulho de ter ajudado, junto com vários amigos/colegas colaboradores valiosos e a edição primorosa de Paula, na faceta mais leve e ágil da revista nos últimos tempos. Nesse número, fiz um resgate da marca de guitarras Snake, que começou com uma fábrica em São Caetano e depois virou uma marca nacional de instrumentos e aparelhos de som. Os primórdios da empresa é contado minuciosamente, incluindo a formação da pioneira banda The Snakes (que foi inspiração para o nome da fábrica). A participação dos filhos de Alaor Rangon e Carlão (mais tarde, Dave McLean), Alexandre e André, foi fundamental para atualizar o legado tanto da empresa Snake como das formações musicais até os anos 1970. Fiquei muito satisfeito com o resultado e pela repercussão vejo que a recíproca é a mesma. Devo citar também a colaboração do grande Zezinho Mulero (Zezinho Jordans), amigo de Alaor e Carlão e contemporâneo dessa história toda.
A Raízes nº69 está coesa e já a considero uma das melhores edições já lançadas. Além da capa sobre o Estádio Lauro Gomes, palco esportivo de muitas histórias na cidade - e brilhantemente costurada pelo meu amigo Renato Donisete - a revista traz histórias e curiosidades de ruas pioneiras; a trajetória do grupo Renascença, ligado aos bailes da saudade; a curiosa aparição de um estúdio cinematográfico em São Caetano, que podia ter se trnsformado em uma nova Vera Cruz; o Clube Atlético Centenário e sua importância histórica; os 50 anos de história do Semeador, escola infantil metodista; e por aí vai.
Paula e equipe estão de parabéns por mais esse rebento do único veículo memorialísitico municipal regular em circulação na Grande São Paulo. Para quem quiser adquirir ou conhecer a revista, é só se dirigir ao endereço da Pró-Memória em São Caetano do Sul (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255 - Centro) e retirar o seu exemplar grátis. Quem estiver longe, pode aguardar no site da instituição, que as edições são digitalizadas e disponibilizadas lá (www.fpm.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário