18 de maio de 2019
Foto do Mês: visita a Zaé Jr. (14/05/2019)
A semana reservou um encontro inesquecível para mim e os envolvidos na visita à casa do Zaé Jr., no dia 14/05. Só para registrar, Zaé é ilustrador, escritor, redator, trovador, publicitário, cantor, compositor, e continua do alto de seus 91 anos, com muita energia para escrever e desenhar. Além de ter entrado desde jovem para a Gazeta Juvenil em sua última fase ( final dos anos 40), foi o responsável direto pela concepção do personagem Capitão Estrela, encomendado pela própria fabricante de brinquedos de mesmo nome,que fez muito sucesso em série para a TV (virando depois gibi na Editora Outubro pelas mãos de Jayme Cortez e equipe). Zaé também foi chefe no departamento de Rádio e TV da McCann Ericsson nos anos 60, levando inclusive para lá profissionais dos quadrinhos como Luiz Saidenberg, o próprio Jayme Cortez e Lyrio Aragão. Na visita, eu, o jornalista e editor Francisco Ucha e Daniel Messias já ficamos maravilhados logo de cara, quando o anfitrião mostrou de primeira dois quadros maravilhosos assinados pelo Messias de Melo, pai do Daniel e chefe de Zaé na Gazeta. E no decorrer da tarde, um papo maravilhoso e cheio de descobertas completou com chave de ouro o prazeroso bate-papo, que renderá lenha para um futuro projeto. Da minha parte, foi uma honra conhecer ao vivo o eclético Zaé, depois de um longo tempo conversando via fone, e também o animador, diretor e publicitário Daniel Messias, criador de vários personagens para a publicidade e diretor de curtas premiados como "Los Tres Amigos" (2009) e clássicos imediatos como "Natal da Turma da Mônica" (1976). Realmente um encontro de muita qualidade! (na foto abaixo, Francisco Ucha, Zaé Jr, eu e Daniel Messias - crédito da foto: Francisco Ucha)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mestre, professor, orientador e amigo. Tudo o que aprendi na publicidade, assim como em muitos outros ensinamentos, veio de Zaé Jr. O livro da vida encerrou agora este capítulo dedicado à experiência, à sabedoria e ao conhecimento de vários aspectos da minha vida profissional e pessoal. Neste momento Zaé Jr. viaja pelo infinito quintal do universo, da poesia e da trova. À você Zaé, meu eterno e grande abraço. Como ele próprio me disse certa vez: "O que resta de tudo isso é o mais importante".
ResponderExcluirObrigado pelo depoimento, Everaldo. Certamente o mestre Zaé continuará sua missão cultural pelo universo afora!
Excluir