26 de outubro de 2019

Walter Franco (1945-2019)

Lá foi um dos grandes compositores brasileiros. Walter Franco deixou nosso planeta nesta semana aos 74 anos e deixou um legado vanguardista insuperável. Músico com muita personalidade, acabou caindo naquele rol maldito dos tais malditos que a mídia impôe aos que não podem ser rotulados. Sua bela música acabou restrita, mas ficará para todo o sempre como única, profunda, em movimento, moderna. Aqui no meu acervo tenho o famoso LP branco da mosca, seu debut em disco, e que por muitos anos foi disputado a tapa ( o original da época ainda o é) e os três posteriores eu consegui em CD. Todos frequentam meu som a todo momento e o Revolver, de 1975, é o meu preferido - não desmerecendo os outros, cada qual com suas texturas e direções. Tive o privilégio de vê-lo ao vivo com a família há uns dois anos e meio atrás, no Centro Cultural São Paulo. O show foi bem de perto, bem aberto e vibrante, com participação de seu filho Diogo como integrante de uma banda bem afiada. Senti que ele estava um pouco cansado, mas nada que o impedisse de tirar foto com os fãs pós-show. Vá em paz, Walter Franco - e espero que como disse uma de suas mais duradouras músicas - vá com a "mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo". Lá embaixo, o link para o programa "Som do Vinil" sobre o clássico "Revolver".
https://www.youtube.com/watch?v=-CZKpozwuY4

Nenhum comentário:

Postar um comentário