23 de setembro de 2020

Realidade - Amazônia ( reedição especial dos 54 anos de Realidade, editada da original de outubro de 1971)

Ontem encontrei na banca essa Realidade-Amazônia, da série especial dos 54 anos da revista. Lançada originalmente em outubro de 1971, essa edição inteiramente dedicada ao tema Amazônia contou com a supervisão de Luis Carta, a chefia de reportagem de Raimundo Rodrigues Pereira, 6 fotógrafos ( Maureen Bisilliat, Cláudia Andujar, George Love, Amâncio Chiodi, Darcy Trigo e Jean Solari), uma equipe de 13 jornalistas e pesquisadores, outra equipe de cartografia com 5 integrantes e algumas colaborações especiais no texto final e arte (como Mino Carta, José Hamilton Ribeiro, Sérgio Pompeu, Milton Severiano, Geraldo Mayrink, Antonio Euclides, José Carlos Marão, Carlos Grassetti, Sergio Buarque, Octávio Ribeiro). Foram cinco meses de produção. Uma empreitada heroica.

Fui olhar o expediente para ver a redação responsável por essa reedição e não reconheci ninguém ( Irvinng Lage aparece como responsável pelo Dedoc e Abril Press).
Essa versão foi editada ( menos páginas que a original) e tem o tamanho de Veja, o que acaba prejudicando a visualização das maravilhosas fotos e a leitura do texto (quem conhece a revista sabe que ela era bem maior). Mas é um excelente documento histórico para se guardar, nesses tempos sombrios em que a própria existência da floresta amazônica está em xeque.

3 comentários:

  1. Boa tarde

    Qual foi a banca de revista que vc viu a revista ?
    Tenho interesse que adquirir 1 exemplar

    ResponderExcluir
  2. Qual foi a banca ? Queria comprar a revista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como faz seis meses, a maioria das bancas já recolheu a edição. Vou checar na minha região e te aviso se encontrar. Se você estiver em São Paulo, talvez algumas bancas da Avenida Paulista tenham em estoque. A Realidade original ainda pode ser encontrada em sites de usados, como Enjoei e Estante Virtual. Se valer a pena para você, compre a original.

      Excluir