7 de julho de 2020

Cláudia Regina!

Escrevi mais um artigo histórico para a Revista Raízes, desta vez sobre um bar antigo/antológico da minha cidade (São Caetano do Sul -SP) e numa das entrevistas descobri que a cantora Claudia Regina, uma das vencedoras ao lado de Baden Powell e Tobias do VII FIC em 1972, com a música Diálogo (Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro), era daqui e abriu um bar na cidade, Trem das Onze, ainda nos anos 70. Eu já conhecia a música Diálogo, uma boa canção típica de festival, talvez lançada em época errada - a construção dela lembra muito aquelas composições dos festivais de 1966/1967. Pela minha pesquisa e a ajuda de amigos especialistas na internet, consegui saber que Claudia gravou um compacto com 5 músicas logo depois do FIC (incluindo Diálogo e a música tema do filme Tati, a Garota, de Bruno Barreto, composta por Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro) e já tinha gravado anteriormente mais músicas de Baden ( como a lindíssima Eu Não Tenho Ninguém) e duas músicas dos irmãos Valle na trilha da novela Ossos do Barão ("Tango" e "Canto de Sereia"). Há também uma interpretação pungente dela para a música "Falsos Amigos" de Dolores Duran e uma participação no programa Flavio Cavalcanti, (ainda) disponível no Youtube. Mais uma grande voz que foi tragada para dentro do estranho e obscuro redemoinho dos anos 70 e não foi mais ouvida pelo grande público. Com certeza, depois desta ponta do iceberg, vou tentar descobrir mais sobre sua história, ainda mais sabendo que ela andou por aqui bem perto de mim. Há uma história ventilada de que Elis Regina boicotou a cantora na Philips, e mesmo que tenha sido dito por uma fonte confiável, precisa ser averiguada. Assim que tiver mais, compartilho aqui. Por enquanto, curtamos o que está disponível. (https://www.youtube.com/watch?v=iJyB5aimXec)

4 comentários:

  1. Amo Falsos Amigos de Dolores Duran cantada por Claudia Regina...linda interpretação.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, uma interpretação emocionante, Antônio! abs

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe amava as músicas dela a ponto de ter colocado o mesmo nome Claudia Regina em mim . Nasci em 1974 . Gostaria de ter conhecido ela . Pq eu amo músicas até hoje , gosto de fazer meu serviço com músicas, viajar com músicas e cada momentos da minha vida foram marcadas por músicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudia! Obrigado pelo seu depoimento. A música realmente pode deixar nossa vida muito mais aconchegante e emocionante. E no seu caso, ela acabou até interferindo na identidade! Fique atenta aqui no blog, pois pretendo fazer uma grande matéria sobre a cantora ainda esse ano. Valeu!

      Excluir