29 de novembro de 2017
O Pôster da Copa da Rússia 2018
A Copa 2018 na Rússia tem finalmente seu pôster oficial divulgado pela FIFA. Demorou, mas o resultado final ficou bem interessante. o Cartaz aprovado estampa o lendário goleiro Lev Yashin, vulgo " Aranha Negra", considerado o melhor goleiro da História e titular de quatro copas ( 1958, 1962, 1966 e 1970). O pôster, criado pelo artista plástico Igor Gurovich, traz linhas do Construtivismo, movimento artístico russo do início do século XX e alguns detalhes que o briefing oficial esclarece: os raios de luz que saem da bola simbolizam a energia da competição e o círculo verde atrás de Yashin representa os 12 estádios que farão parte do evento e as 11 cidades sedes do torneio. Eu gostei. Parece um daqueles antigos cartazes clássicos vistos em fotos de paisagens urbanas de 80, 90 anos atrás.
28 de novembro de 2017
"Cinema na Música de Sérgio Ricardo"
O excepcional multi-artista Sérgio Ricardo ( compositor, cantor, artista plástico, cineasta, ator) estará em Sampa para duas apresentações amanhã ( quarta, 29) no Sesc 24 de Maio ( endereço lá embaixo). Com direção de sua filha Marina Lutfi, que também o acompanha nos vocais, o espetáculo "Cinema na Música de Sérgio Ricardo" traz canções que se tornaram um marco na produção musical do cinema nacional, como as que viraram trilha para clássicos como "Deus e o Diabo na Terra do Sol". de Gláuber Rocha", "Esse Mundo é Meu" e "A Noite do Espantalho", esses últimos fazendo parte da importante e premiada obra cinematográfica do próprio Sérgio Ricardo. Com uma banda de quatro multi-instrumentistas - Lui Coimbra ( violão e violoncelo), Marcelo Caldi ( piano e acordeon), Alexandre Caldi ( sopros) e Carlos Cesar ( percussão), além de João Lutfi, outro filho de Sérgio, no violão, guitarra e vocais, e projeções de filmes e imagens de seu arquivo pessoal, os shows comemoram os 85 anos bem vividos de Sérgio Ricardo e carimbam o momento mágico de sua carreira, com filme, livro e exposições à beira de seus respectivos lançamentos. Merecido e imperdível!!
Shows: amanhã ( quarta-feira, 29/11) às 14hs e às 21hs
Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109
Telefone 3350 6300
Teaser: https://vimeo.com/224408500
Ensaio: https://www.facebook.com/marina.lutfi/videos/10211972594565125/
Ingressos: https://www.sescsp.org.br/programacao/138471_SERGIO+RICARDO #SR85 #CinemanaMúsicadeSR
24 de novembro de 2017
"É Isso Mesmo!?", mais uma coletânea do Projeto Apparere
Muito feliz com mais uma obra de minha lavra selecionada para uma das coletâneas do projeto Apparere, da Editora PerSe. Desta vez, minha poesia "Espanto" entrou na coletânea "É Isso Mesmo!?", com textos sortidos ( poesia, conto, crônica) focados em temas sociais/contestatórios. A poesia é essa aí embaixo e a capa da coletânea ( que sai em dezembro - fiquem atentos na página do projeto: http://www.apparere.com.br/index.php) está destacada lá em cima ( autoria de Denize Lurdes Lucinda).
ESPANTO
O ESPANTALHO SE ESPANTA:
-TANTA FARTURA À MINHA FRENTE!
MAS EM TODO O MUNDO, A FOME
A INFAME FOME DE TANTA GENTE!
23 de novembro de 2017
A espetacular arte fotográfica de Jason M. Peterson
Dica preciosa da Mylena Fontes na página virtual da revista Piauí: as fotos espetaculares em PB do fotógrafo americano Jason M. Peterson. O fotógrafo é diretor de criação da Havas North America e publica suas imagens no Instagram, onde já tem mais de 1 milhão de seguidores. Sombras, contrastes, movimentos, ângulos inusitados - sua arte transpira urbanidade e criatividade!
Matéria completa com mais fotos, aqui:
http://www.zupi.com.br/belas-fotos-em-preto-e-branco-de-jason-m-peterson/
22 de novembro de 2017
Stones! ( photo by Gabriel Canos)
Em momento de descontração com meu filho guitarreiro, fizemos de brincadeira um "mar stoneano" a minha volta. São 36 anos de coleção, desde que comprei na loja o LP "Tatto You" em 1981. Eu tinha 13 para 14 anos e já ouvia os Stones no rádio. Ali, a banda já era minha "favorita de todos os tempos". Hoje, estou envelhecendo e eles ainda estão na ativa! Viva os Rolling Stones!
21 de novembro de 2017
Bambas do Broadcasting ( mais uma foto)
Bambas do Broadcasting era um conjunto de baile e de apresentações em emissoras de rádio formado nos anos 40 na região do Ipiranga. Um dos integrantes, Florindo Gallo, é pai da minha sogra, Dona Ivete, e foi ela que resgatou mais essa rara fotografia do grupo ( a outra foi publicada em post anterior, aqui: http://almanaquedomalu.blogspot.com.br/2014/06/bambas-do-broadcasting.html) . Na verdade, a nova foto não foi escaneada, mas fotografada diretamente por celular do acervo ( casa de parentes), daí a qualidade da imagem ficar prejudicada, mas diante de tal achado, valeu a intenção.
Na foto vemos Gallo ( sobrenome e nome artístico de Florindo - na esquerda, embaixo), Rubens ( esquerda, acima), Ezequiel ( bem ao centro), Ataliba ( direita, embaixo) e Pedrinho ( direita, acima).
17 de novembro de 2017
Baú do Malu 73: Partitura de "A Mulher do Leiteiro" (1942)
Essa linda partitura com ilustrações sublimes de Mendez traz a composição "A Mulher do Leiteiro", sucesso do Carnaval de 1942 interpretado pela impávida Aracy de Almeida e composta pelo especialista em marchinhas Haroldo Lobo (aqui com Milton de Oliveira). Uma bela moldura para uma canção típica da época, expondo os costumes e as mazelas da classe menos abastada da sociedade brasileira.
https://www.youtube.com/watch?v=F7fS4cgPtbo
14 de novembro de 2017
Furador de papel, 131 anos
A pesquisa do Google às vezes surpreende. Hoje, 14/11/2017, fico sabendo na página inicial do buscador que o providencial furador de papel completa 131 anos de existência. Para a efeméride, um Doodle animado em clima de carnaval adiantado. Aliás, foi a partir daí que foram inventados os confetes?
10 de novembro de 2017
Foto do Mês: imóvel histórico em Santo André
Andando por aí ainda podemos topar com resquícios da História, ainda que o deterioramento, o descaso e a omissão contribuam para a "desmemória" generalizada da região. Na vizinha Santo André, ali perto do Colégio Singular, no centro da cidade, encontrei uma vila histórica completamente detonada, com saída para o calçadão da Oliveira Lima onde ainda convivem casas antigas com costureiras em plena atividade e imóveis abandonados ( como o da foto) de arquitetura inusitada. Há ainda um arco de azulejo na entrada com algumas poucas letras que sobraram (Villa...) - só não tirei foto porque meu celular descarregou. Na próxima eu tiro.
8 de novembro de 2017
Capa do Mês: Wings Comics nº° 104 ( Abril de 1949)
Revista clássica da Fiction House com personagens de aventura. Os heróis nesta fase pós-2ªGuerra ainda combatiam no front e variavam entre combatentes das forças armadas/aviadores e super-heróis com uniformes especiais. Na edição estrelam o famoso Captain Wings, a mocinha Jane Martin,King of the Congo, The Phanton Falcon , Suicide Smith ( que nome é este?) e Ghost Squadron. Uma época exagerada, superficial e tosca onde os editores estavam atirando para todos os lados. Mas
A capa não está assinada.
Assinar:
Postagens (Atom)