Na quarta-feira próxima (13/07) estarei mais uma vez ao lado do agitador cultural, empreendedor, mestre de cerimônias e especialista em rock, Rick "and Roll" Martins, que além de apresentar todo o evento no palco, promoverá no Dia Mundial do Rock uma programação imperdível no Espaço Leandrini (endereço no flyer acima), com direito à feira cultural de vinil, moda e quadrinhos (eu sou o "Oásis HQ" do folheto promocional) que começa a partir das 14 horas e abre os trabalhos para o grande show de comemoração dos 55 anos de carreira da lendária banda Porão 99, um ícone na história do rock nacional. Uma grande honra para mim participar deste momento histórico para a cidade. Quem quiser acompanhar as atrações preliminares do show, a partir das 14 horas, não paga nada pra entrar. A partir das 19 horas, os portões abrem para quem vai assistir o show do Porão, e a entrada custa R$30,00. As mesas já estavam praticamente esgotadas, mas quem quiser arriscar, pode checar se ainda há reservas no celular 98920-5008. Viva o Rock! Viva o Porão 99! E como diz o nobre Rick: - E tirem o pé da parede!
10 de julho de 2022
"Mauricio e Companhia" - amanhã (11/07) começa mais um imprescindível projeto no Catarse
Depois do sucesso do livro do Ziraldo entre especialistas e fãs das artes gráficas, começa mais uma campanha imprescindível criada pelo jornalista, editor e desenhista Francisco Ucha. "Mauricio e Companhia", que tem co-autoria do Luigi Rocco e minha, segue a mesma linha do lançamento do Ziraldo: duas grandes entrevistas concedidas ao Francisco Ucha por Mauricio de Sousa no Jornal da ABI serve como base para outras atrações do projeto, como uma extensa pesquisa realizada pelo Rocco sobre o período em que Mauricio entrou de cabeça na distribuição de tiras para jornais, com dezenas de autores nacionais nos anos 1960; um texto meu e do Ucha sobre as tentativas anteriores de publicação da revista da Mônica, que acabaram frustradas (com um depoimento inédito de uma testemunha que participou diretamente de uma das tentativas); curiosidades e revelações inéditas da carreira do autor e empresário; imagens surpreendentes; além da capa maravilhosa de Luiz Carlos Fernandes (de novo!) e o prefácio do competente escritor e especialista em quadrinhos Nobu Chinen. Mais um lançamento que não pode faltar na prateleira de quem acompanha a carreira de Mauricio de Sousa, dos fãs de seus inúmeros personagens e dos estudiosos e entusiastas da nona arte. O link da campanha é:www.catarse.me/mauricioecia
HQ Memories 5
Um dos importantes fanzines atuais que resgatam raridades e histórias inéditas das HQs brasileiras e estrangeiras, o HQ Memories, produzido e editado pelo Luigi Rocco, chega ao número 5. Mais uma edição recheada de surpresas, como as duas histórias curtas do Rodolfo Zalla, publicadas no Diário Popular assim que chegou da Argentina em 1964; mais uma incrível história do grandioso Alain Voss (em parceria com Angelfred); uma sátira muito inteligente feita por Minami Keizi e Fernando de Almeida com foco no lendário projetor usado por Gedeone Malagola para decalcar histórias em suas produções para os quadrinhos, com direito a vários personagens que "homenageiam" artistas e profissionais reais da época; e as tiras do detetive Teobaldo, de Lyrio Aragão, que chegou a ter revista própria no final da década de 1960, mas antes teve em duas fases, suas tiras publicadas em jornais com distribuição de Mauricio de Sousa. Completam o fanzine Milo Manara - dentro de uma série sobre a Declaração dos Direitos Humanos que chegou a ser publicada no Estadão em 1989 -, Frazetta e Herrero. Na última página, ao lado da página de futebol de Herrero, publicada originalmente em 1965 na Folha de S.Paulo, saiu a minha carta-resenha, que mandei para o autor e que chegou a sair aqui no blog parcialmente (imagem abaixo). Mais um número imperdível que pode ser comprado por apenas 25 pilas diretamente com o Luigi Rocco (contato: luigirocco29@gmail.com). Mas corram, que essa edição saiu com apenas 30 exemplares.