26 de fevereiro de 2025

Cenas de um sarau


O sarau literário de sexta-feira (21) foi um sucesso. Cerca de 50 pessoas passaram pela Livraria Casa das Ideias, entre escritores, amigos e apreciadores da boa literatura que souberam do evento pela internet. Entre os presentes, além dos autores e declamadores que foram ao microfone - eu, Carlos Galego, Solange Sólon Borges, Gennie Alves, Ala Voloshyn, Nelson Albuquerque, Malu, Pereira Zhórba, Ricardo Peçanha e Andrea, a proprietária - honraram o evento com suas presenças, a diretora da rede de bibliotecas públicas de São Caetano do Sul, Ana Maria Guimarães Rocha; o jornalista, editor e escritor Gonçalo Junior; o publicitário e empresário Ale Michelacci; a conselheira da Fundação Pró-Memória de São Caetano e editora da revista Raízes Paula Fiorotti; a pedagoga, educadora e escritora Márcia Gallo, a jornalista Viviane Raymundi (com sua family); o escritor e membro da APL Paulo Hijo; o jornalista e cineasta Marcelo Mazuras; o empresário e bon vivant Arnaldo Rhormens Neto; o radialista e sonoplasta Leo Engelmann; o publicitário e chefe de gastronomia Paulo Sacheta; a dançarina e coréografa Cris Escudeiro; o empresário Vagner Schmidt (e "pai-empresário" da escritora Andressa Schmidt), o escritor Dylan Batista, entre outros. Crianças bem animadas, vizinhos curiosos e um cão muito simpático pintaram de cores vivas a tarde/noite de céu limpo no Bairro Barcelona. Agradeço muito meu filho Gabriel Canos pela trilha sonora (que contou com um vocalize surpresa do Vitório, filho dos proprietarios) , a degustação do vinho argentino, muito elogiado, pela minha mana Helô, a parceria vital do velho amigo Cléber, do vizinho Bar do Nelson (que pelo que soube, foi fundado pelo seu avô em 1953!) e da big ajuda da minha filha Letícia Canos e minha esposa, Cris (a quem dediquei um dos poemas, no vídeo abaixo). E claro, muito obrigado ao casal proprietário da Casa das Ideias, Andréa e Cláudio, que abriu as portas da livraria para esse encontro mágico. Que venham os próximos!

                                                     Zhórba a postos

                                                 Gennie ao microfone









                                 Ana Maria, Letícia, Nelson, eu e a Paula


                                                            Ala declamando





                                     Na mesa, Gennie, Ala, Malu, Andressa e Paulo (de costas)

                                                eu

                                              Malu
                                        

                                              Galego

                                               Solange


                                                    Ala

                                                

                                                   Gennie
                                          



24 de fevereiro de 2025

"Barroquinha Livros e Discos" , em São Caetano do Sul- SP

 


Quando fiz uma grande matéria há algum tempo sobre lojas de discos para a Revista Raízes, de São Caetano do Sul-SP, alguns entrevistados citaram uma pequena loja de discos na Rua Baraldi, no centro da cidade, antes da virada dos 70, mas nessas conversas faltavam detalhes e principalmente, o nome da tal lojinha. Com a falta de subsídios, o misterioso estabalecimento acabou não sendo citado no artigo histórico. Pois eis que a prova de que esse comércio existiu me aparece agora da forma mais inusitada: mexendo numa caixa de sapatos forrada de chaveiros que pertenceram ao meu saudoso pai, uma curiosa peça saltou de repente na palma da minha mão e eu não acreditei quando bati o olho. Ali, acima de um rosto de perfil de um arlequim barbudo ilustrado, estava o nome que ninguém lembrou na ocasião (acima) - Barroquinha. Pra completar o achado, a informação (abaixo) de que além de discos, a lojinha também vendia livros! Pena que junto com o endereço (Rua Baraldi, 825) não gravaram o ano em que o chaveiro-brinde de madeira foi confeccionado.  De qualquer modo, a ponta do iceberg surgiu com esse pequeno chaveiro estropiado. Agora, quem sabe, alguém vai vê-lo aqui e essa visão trará lembranças detalhadas de uma loja de discos (e livros) que até ontem não passava de uma lenda urbana contada por antigos rockers sul-sancaetanenses.




21 de fevereiro de 2025

Hoje tem Sarau literário em São Caetano


Hoje é o dia do I Sarau Literário capitaneado pela Livraria Casa das Ideias, em São Caetano do Sul. Na verdade, a ideia partiu depois que eu fui visitar a loja (aqui no meu bairro) e comentei que, além da livraria ser a única de rua na cidade toda (a outra está dentro do shopping), ainda tinha o fato dela ser a primeira livraria aberta em toda a história do bairro Barcelona. Aí, a conversa fluiu para a divulgação e o sarau foi o caminho encontrado. A partir das 17h!

O Diário do Grande ABC soltou uma matéria sobre o sarau:

https://www.dgabc.com.br/Noticia/4205433/livraria-de-rua-realiza-sarau-literario-em-sao-caetano