11 de maio de 2010

Recruta Zero em exposição




Beetle Bailey nasceu em 1950 pelas mãos de Mort Walker e vem sendo publicado no Brasil há décadas, em revistas (da Rio Gráfica nos anos 60 até a Mythos recentemente) e tiras ( jornais diversos - o Estadão o publica faz tempo). No Brasil, os tradutores resolveram fugir do nome original alusivo ao formato de seu capacete (besouro) e preferiram distingui-lo pela sua ordem hierárquica ( zero na escala militar, raso). O nome brasileiro Recruta Zero lhe caiu muito bem, assim como Brucutu ( Alley Oop) e Ferdinando ( Li'l Abner). Mesmo com o nome firmado em nossas plagas, chegou a ter um segundo batismo brasileiro, quando a Editora Saber em sua famosa coleção de livrinhos de borda amarela do início dos 70, forçou a amizade e resolveu chamá-lo de Zé, o Soldado Raso. Mort Walker é um desenhista profícuo e argumentista sagaz. Aos 86 anos, passa ao largo da aposentadoria e continua desenhando sua tirinha de caserna há ininterruptos 60 anos. E certamente estaria no Brasil, não fosse a idade avançada, para prestigiar a mostra em homenagem aos 60 anos do seu soldado folgado, que o Sesc Vila Mariana expõe desde o dia 07, com originais inéditos, palestras e vídeos.
Acima, reproduzo algumas capas de minha coleção, como o álbum da LP&M, que traz um histórico do personagem desde o começo, quando ainda era um jovem universitário ( a tira só virou "militar" em 1951), passando pelo gibi em formato livro da Editora Saber e culminando na última dentição do personagem em nossas bancas, pela Mythos.
O Estadão fez um ótima matéria escrita pelo Jotabê Medeiros, incluindo uma mini-entrevista com Mort Walker e intervenções do mestre Álvaro de Moya ( http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,recruta-zero-completa-60-anos-de-anarquia,547458,0.htm )
Como o nascimento do Zero é 04/09 ( mesma data do meu nascimento! será por isso que me identifico tanto com ele?), haverá posteriormente uma análise mais histórica do personagem aqui no blog.
O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141 ( tel 5080-3000) e a exposição, gratuita, fica até o dia 27/06, de terça à sexta (10h as 21h30) e sábados e domingos ( 1oh às 18h30).

Um comentário:

  1. Marcos,a Editora Saber não forçou a amizade e batizou de Zé, o soldado raso, o Recruta Zero. Na realidade quem editou com este nome o Beetle Bailey foi a Saber S/A-Expansão Industrial e Comercial da Cultura, onde meu pai o editor Savério Fittipaldi, não podia usar Recruta Zero pois era registrado pela Rio Gráfica e Editora. Numa bobeada dos representantes da King Features Syndicate que não colocaram no contrato que o nome adotado aqui no Brasil seria de propriedade do autor. Assim quando meu pai inventou o formato livro popular para vender em bancas não pode usar o nome Recruta Zero. Na época a atual Editora Globo ficou em polvorosa pois o gibi deles, desenhado aqui no Brasil(assim como o Fantasma) não vendia 12 mil exemplares e o Zé O Soldado Raso com histórias originais vendia de 48 a 50 mil exemplares.
    Mais recentemente nos início dos anos 90 a minha Editora Saber Ltda.(aí sim tem editora no nome)voltou a fazer a série e pode já usar o nome Recruta Zero que por força de contrato com o autor a Globo teve de ceder o nome. Assim pudemos usar Recruta Zero.Hélio Fittipaldi http://twitter.com/editorasaber

    ResponderExcluir