19 de março de 2012

Brasil do Bem: lançamento do livro reuniu grandes nomes da caricatura

Sábado, 17, Livraria HQMix recém inaugurada. No simpático e acolhedor nº 124 da pequena Rua Tinhorão, em frente à FAAP, o lançamento do livro "Brasil do Bem" da Editora Virgo, propiciou um grande encontro de feras da caricatura brasileira. A obra, cooperada e editada pelo Mario Mastrotti ( conforme já mencionado em post anterior) contou com 27 artistas, e pelo menos 15 deles compareceram ao evento. Levando-se em conta que 7 deles moram longe ( alguns em outros estados) o número de presentes deve ser comemorado. Eu estava lá e pude comprovar num mesmo espaço, a presença destes grandes criadores: Mario Mastrotti (editor e organizador), A.C.Pires, Bira Dantas ( ele mora longe mas não perde uma), Eder Santos, Emerson Ferrandini, Ezê, Fernandes, Gil de Godoy, Laudo Ferreira, Ricardo Soares, Rice Araújo ( também criador da bela capa), Sandro Melo, Seri, Xavi e Zitto. O mestre Gonzalo Cárcamo, que prefaciou a edição, também deu o ar de sua experiência. Dos que batem cartão nesses encontros estavam entre outros, Gilmar (grande capista, quadrinhista, cartunista e outros istas), Will Sideralman (do Quarto Mundo), Rubens Jr.( do ótimo blog Os Quadrinhos) , além de muitos familiares e amigos dos envolvidos. Eu, que tive a honra de fazer os textos do livro, fui com a patroa e as crianças - e todos adoraram o clima. A HQMix do casal Gualberto e Daniela está muito bem localizada neste novo endereço - um local aprazível, tranquilo, mesmo estando de frente pra FAAP e há poucos metros da Praça Vilaboim. E lotado de raridades! vou precisar passar lá de novo quando estiver mais abastado - ver edições da Balão, Papagaio, Grilo, O Bicho, entre outras e não poder adquirí-las, me cortou o coração.
Seguem as fotos, todas da máquina do Eder Santos, que mostram bem como foi esse grande lançamento:
Da esquerda, lá em cima: Laudo, Gonçalo Cárcamo, Ferrandini, Mastrotti,  Marcos "Malu" Massolini.
No meio: Fernandes, Seri, Sandro Mello e Xavi. Na frente: Eder Santos. 
Eder Santos, A.C.Pires, Seri, Gil de Godoy, Malu, Mastrotti e Gualberto
Eder Santos "caprichando" no meu exemplar...
E eu tentando retribuir a gentileza
Geral da livraria. Minha filha Letícia é essa na pontinha direita, olhando as  "artes"
Aos pés do bonecão HQMix, minha wife Cris e meu filho Gabriel, mergulhado em um mangá. Lá no fundão, o grande Rice Araújo.

Trio afiado: Cárcamo, Fernandes e Gilmar
Mastrotti,  Nobu Chinem, Eder e Bira Dantas ( esse não perde uma!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário