1 de março de 2013

Mônica 50 anos: exposições, homenagens, brinquedos retrôs e uma surpreendente descoberta da Folhinha

Folhinha de S.Paulo nº 51/ agosto de 1964: o suplemento infantil da Folha alavancou o sucesso da Mônica nos anos 60 (Divulgação)
Mônica vira cinquentona no próximo dia 03. Essa é a data oficial que está sendo divulgada pela imprensa. Mas no último domingo, a equipe da Folhinha ( que também fez 50 anos em 2013) ao pesquisar a história da personagem, se deparou com uma ilustração que divulgava a volta do Mauricio à Folha (onde iniciou-se nos quadrinhos em 1959). Nessa ilustração, publicada no dia 11/02, a turminha do Maurício aparecia completa, com todos os personagens criados até então. Pouca gente reparou, mas entre eles, estava também uma dentuçinha com seu coelhinho de pelúcia - ela iria estrear nas tirinhas da turma no dia 03/03 e faria tanto sucesso com seu jeito "mandão" e personalidade forte, que viraria não só a "dona da rua" mas também a personagem que daria nome à turma e a primeira que ganharia revista própria. Claro que a primeira tirinha vai ser sempre o ponto zero das comemorações, mas não deixa de ser um achado interessante para a História: vinte dias antes, a Mônica já estava prontinha para estrear e brilhar.
Os 50 anos prometem muitas atrações e homenagens durante todo o ano, entre eles:
- A partir do dia 26/02, começou no Memorial da América Latina uma exposição bem inusitada sobre o coelhinho Sansão, que acompanha a Mônica desde sempre e portanto faz 50 anos também; - Serão lançados brinquedos retrôs no mercado, como a primeira boneca Mônica.
- O teatro também verá a volta do famoso espetáculo "No mundo de Romeu e Julieta", originalmente de 1978; o espetáculo está previsto para abril.
-Os Correios emitirão uma coleção com 12 selos comemorativos, retratando a evolução da personagem ao longo dos anos;
- Já no início de março, uma revista comemorativa chega às bancas em edição especial; também está prometido um livro com todas as capas da revista mensal da Mônica.
- No Cartoon Network, o mês de março será comemorativo, com programação especial e vinhetas.
- Haverá uma grande exposição em São Paulo sobre os 50 anos, mas ainda não estão definidos o local e a data.
No link abaixo, a íntegra da Folhinha especial do dia 24/02, no blog Quadrinhada, que revela a primeira ilustração com a Mônica e vários fatos e curiosidades da personagem.
http://blogturminhadamonica.blogspot.com.br/2013/02/monica-e-folhinha-completam-50-anos-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário