23 de agosto de 2013

Adeus, Kombosa!

Divulgação
A Kombi é o automóvel mais longevo da indústria automobilística - nasceu em 1950 na Alemanha e desde 1957, ininterruptamente, é produzida no Brasil. Mas essa longa história fecha o ciclo no fim deste ano. Com a obrigatoriedade em 2014 do airbag duplo e freios ABS em todos os veículos novos, a velha perua da Volkswagen sai de linha por não ter como se adaptar às novas regras. Como o Brasil é o último país a produzi-la, sai de linha um veículo que extrapolou o seu perfil de simples automóvel e se tornou um verdadeiro ícone pop. Suas aparições no cinema, em discos, nos quadrinhos, nas novelas e até em nome de estabelecimentos comerciais (vide o restaurante NaKombi, franquia de sucesso), fizeram da "kombosa", como a minha velha turma no ABC carinhosamente a chamava, uma instituição sobre rodas. Basta lembrar que nos bons tempos hippies, a perua alemã se tornou um dos grandes símbolos libertários da contracultura jovem - e ainda se mantém assim, nas mãos de bichos-grilos out of time. Nos anos 80 eu era um desses hippies atrasados, e em "sociedade" com um amigo, Átila, compramos uma Kombi 1975 - daquelas com eixo cruzeta ainda, anterior à homomocinética - bege, charmosa, embora caindo aos pedaços ( o que facilitou muito seu valor). Resolvemos sair da vagabundagem e pensamos em fazer entregas com a perua. Começamos bem, fazendo pequenos serviços de gráficas, até que nos empolgamos e resolvemos cair em entregas maiores. Até que numa bela tarde de rush, em plena Rodovia Dutra, com a perua lotada até a tampa - quase 1 tonelada judiando da bichinha - a coitada arriou. Era o fim de sua carreira comercial, mas por um tempo ainda, com os devidos ajustes, ela ainda desfilou no bairro, na mãos de vários motoristas da turma ( e também de turma vizinha) e até viajou para a praia, lotada, claro. Com tantas aventuras, a idosa perua deu seu último suspiro, com a cruzeta arriada de vez, e tivemos de vender por preço de banana ao ferro-velho. Demos adeus a nossa querida Kombi de estimação. Hoje, o adeus simbólico vai para todas as Kombis que ainda rodam por aí.
Acima, a foto da última encarnação, que virá como série especial limitada de 600 veículos, chamada Last Edition (mais detalhes no link abaixo). De lambuja, o link para o ótimo blog dedicado às Kombis, o Planeta Kombi. E nas imagens abaixo, um pouco da participação da Kombi na cultura e na História da humanidade.
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/08/volkswagen-confirma-fim-da-kombi-com-edicao-especial-de-r-85-mil.html
http://planetakombi.blogspot.com.br/2010/10/kombi-hippie.html

Produção da Kombi na Alemanha - anos 50 (divulgação)  

Desenho Carros da Pixar ( divulgação)
O filme Pequena Miss Sunshine teve várias cenas com a Kombi ( divulgação)

A Kombi nos quadrinhos: The Fabulous Furry Freak Brothers (divulg)
Camila Pitanga e a Kombi azul da novela Cama de Gato (2009) ( divulgação)
Uma das várias Kombis em Woodstock (1969)

2 comentários:

  1. Grande Malu!

    Só quem reconhece seu passado, suas histórias,seus ícones e sua traduções, tem condições de escrever um belo futuro, parabéns!
    André Luiz

    ResponderExcluir
  2. Valeu, André! como já dizia Taiguara: "e que o passado abra os presentes pro futuro". Abs

    ResponderExcluir