5 de setembro de 2013

Baú do Malu nº39 - Itens Disney



Arrumando a parte "Disney" da minha abarrotada coleção de HQs, deparei com esses exemplares curiosos que ilustram o post. As duas capas acima são da coleção "Os Grandes Duelos", série de três livrinhos capa dura bolados pela equipe Disney brasileira da Editora Abril em 1973. Infelizmente não tenho o n° 2, "Superpateta contra os Metralhas" - o volume do Morcego é o n°1 e o do Tio Patinhas é o n°3. As histórias, com ilustrações de uma página, sem balões e texto corrido no rodapé, são do genial Ivan Saindenberg, e os desenhos tem a assinatura de mestres quadrinistas brasileiros da Disney na época, como Carlos Edgard Herrero, Carlos Gomes de Freitas, Izomar C. Guilherme e Jorge Kato. Uma coleção linda que deixou um gostinho de quero mais.
Já esse kit abaixo, é um item peculiar. Saiu em Portugal nos anos 80 e traz brindes comemorativos do Pato Donald: um almanaque histórico, um fac-símile da revista nº1, de 1950, um álbum de figurinhas do Pato Donald e demais patos da família Disney (com cromos avulsos) e um calendário. Torna-se uma peça ainda mais rara por estar lacrada, no plástico original. Como eu já adquirira esse kit quando saiu no Brasil, resolvi mantê-lo assim, intacto.
Na sequência, duas revistas bem curiosas. Um Mickey de 1962, lançado pela Editora Tucuman da Argentina - essa a minha mana Helô achou em um sebo/brechó de Buenos Aires. O Marcelo Alencar, grande disneyólogo, me atentou para o detalhe dessa capa ser desenhada pelo essencial Paul Murry. E a outra, com Prof.Pardal na capa ( e um pôster na parede com o detetive Berloque Gomes) é uma vistosa revista de atividades alemã, de 1979, trazida pelo meu cunhado Flávio quando lá esteve, e que vem com vários personagens Disney e o inventor como anfitrião.
As demais imagens são de títulos lançados apenas em Portugal pela Editora Abril entre os anos 80 e 90 ( lá era Ed. Morumbi), com as melhores histórias Disney feitas ao redor do mundo, destacando as criadas no Brasil entre os anos 70 e 80. Vale a pena conhecer essas capas exclusivas de cada país.





 


5 comentários:

  1. Morcego Vermelho é o que há!!!!!! Tenho um gibi genial dele...

    ResponderExcluir
  2. Legal, Nádia,também acho. Um personagem que foi muito desenhado no Brasil e acabou ficando com a nossa cara. Dá-lhe Morcego!

    ResponderExcluir
  3. Pôxa, que legal. Guarde bem essas raridades - elas merecem.

    E uma informação - acaso esteja meio por fora do mercado atual: a Abril voltará a publicar, este mês, edições Disney em capa dura!

    Abraços,

    Kleiton
    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Kleiton, obrigado pela visita. Lá no FB eu acompanho as novidades, tanto do Marcelo Alencar como do Fernando Ventura. Essa informação já tinha ventilado por lá mas não sabia que era tão já. Valeu pela novidade. abs

      Excluir
    2. Opa, Kleiton, obrigado pela visita. Lá no FB eu acompanho as novidades, tanto do Marcelo Alencar como do Fernando Ventura. Essa informação já tinha ventilado por lá mas não sabia que era tão já. Valeu pela novidade. abs

      Excluir