11 de novembro de 2013

Gedeone Malagola no DGABC

Avisaram lá no grupo Colecionadores de HQs que o Diário do Grande ABC de hoje dera uma nota sobre quadrinhos na coluna Memória do Ademir Médici. Fui checar o link e realmente a pauta era uma tira pioneira na região do ABC ( Capitão Astral ) publicada no jornal Folha do Povo no início da década de 50 e assinada por Gedeone (veja a coluna completa acima). Medici foi muito feliz em capturar essa preciosidade - essa conexão de Gedeone com a região do ABC não aparece em seus perfis biográficos - embora o colunista desconhecesse o artista. Prontamente liguei para ele e lembrei-o que no próprio DGABC, por conta daquela série especial sobre quadrinhos que orgulhosamente pude publicar em sua própria coluna, Gedeone já havia sido mencionado ( http://almanaquedomalu.blogspot.com.br/2012/10/no-mes-das-criancas-coluna-memoria-abre.html  -a capa com seu personagem Raio Negro é a 11). Passei o sobrenome ao Ademir e ele prometeu que vai homenagear à altura esse artista/roteirista pioneiro em super-heróis nacionais. Aguardemos. Gedeone Malagola foi incansável como autor e editor e até o fim da vida ( há uns poucos anos atrás), mesmo doente, colaborava com uma coluna mensal na Revista Mundo dos Super Heróis, falando sobre a grande paixão de sua vida - os quadrinhos, claro.
Pra fechar, lembrei que em outra ocasião mencionei Gedeone aqui no blog. Segue:
http://almanaquedomalu.blogspot.com.br/2009/10/bau-do-malu-12.html

2 comentários:

  1. Gedeone é um dos Mestres do Quadrinho Brasileiro. Merece sempre ser não só mencionado, mas celebrado e homenageado. Muito bacana a postagem .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, João Marreiro, que bom que gostou! Obrigado pela visita e parabéns por ser você também um grande divulgador da nona arte! abs

    ResponderExcluir