18 de dezembro de 2013

Performance especial e inédita na 2ª Expo Beatles

Da esquerda para a direita: o professor e beatlemaníaco Roberto Malacrida, Gabriel Miari, o trio responsável pelo evento - Mario Mastrotti, Marcos Massolini e Henrique Valsésia - e a grande atração do dia, DJ Preto-EL (foto - Assessoria)
A abertura da 2ª Expo Beatles aconteceu no sábado e foi uma grata surpresa. Confesso que quando apareceu a idéia em uma das tantas reuniões da produção do evento ( eu, o Mastrotti e o Valsésia), fiquei com a pulga atrás da orelha. "Será que os fãs mais ardorosos e fanáticos dos Fab Four não vão estranhar essa audácia?", foi o que pensei imediatamente após absorver a novidade. Essa "audácia" era na verdade a participação do produtor e DJ Preto-EL no dia da inauguração da exposição, e o que me encafifava um pouco era que essa mistura do novo (scraches, batidas Hip Hop, laptop, Rap) com as clássicas composições da banda inglesa pudesse profanar o legado beatlemaníaco. Pura bobagem. O que eu, minha family e os cerca de 30 ouvintes pudemos apreciar ao vivo no sábado, 15, foi uma grande apresentação de um profissional sério, focado, aberto para experimentações, mas com total respeito ao material original dos Beatles. Preto-EL selecionou seis músicas do quarteto de Liverpool: "Yellow Submarine", "All I Need is Love", "Hey Bulldog", "Sgt.Pepper's Lonely Hearts Club Band", Here Comes the Sun" e "Come Together". Com essas matrizes, fez uma apresentação primorosa, cirúrgica, sensível e pulsante, e levou a pequena mas entusiasmada platéia ao delírio. A primeira coisa que me passou pela cabeça no final da performance e que virou indagação ao Preto-EL era se tudo aquilo (22 minutos) fora gravado. A resposta foi positiva... além das filmadoras dos celulares presentes, seu fiel escudeiro laptop capturou toda a apresentação. Que bom. Embora os DJs vivam selecionando sons clássicos para seus scraches, acho bem improvável que os Beatles tenham feito parte de algum apresentação do tipo, ainda mais como "foco principal". Se alguém souber me avise, mas sem pistas de indícios parecidos, considero esse "show" individual de Preto-EL como "inédito".
Além da grata surpresa musical, a Expo Beatles em sua segunda edição trouxe também três dezenas de caricaturas sobre os Beatles, com técnicas variadas indo da aquarela ao lápis e do nanquim à arte digital. Essas obras, de premiadíssimos artistas de norte a sul do país e até do Japão, ficarão expostas na Ibérica Idiomas até o final de janeiro ( vejam parte delas nas imagens abaixo). Mais informações do evento, aqui: http://almanaquedomalu.blogspot.com.br/2013/12/2-expo-beatles-ja-e-neste-domingo.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário