23 de dezembro de 2014

Joe Cocker (1944 - 2014)

Joe Cocker protagonizou uma das cenas mais icônicas do rock: sua apresentação apoteótica, marionética e gutural da beatle "With a Little Help From My Friends" no festival de Woodstock em 1969. A partir daí, por mais que tenha feito uma carreira preciosa, mantendo o punch rythm and blues, continuando suas incríveis versões às vezes melhores que as originais e ainda acrescentando no caminho um tom mais romântico ( mesmo sem nunca largar a interpretação rascante e as faixas mais rápidas), Cocker nunca conseguiu se desvencilhar daquele memorável número no famoso festival. Eu acompanhei sua trajetória profundamente - tenho seus três primeiros LPs, mais dois estourados dos anos 80 ( época em que foi premiado com a música "Up We Belong" com Jennifer Warnes e vendeu muitos discos. Eu particularmente, ouvi muito Joe Cocker nos anos 80, principalmente "You Can Leave You Hat On" de Randy Newman e "Unchain My Hearth" de Ray Charles) e pelo menos três CDs. Muitos aqui no Brasil o conhecem pela emocionante abertura do seriado "Anos Incríveis", com sua versão beatle única embalando cenas familiares ( abertura essa que sumiu da internet por problemas de licenciamento que acabaram tirando a música do seriado na sua versão em DVD). Fui convidado pelo caríssimo Marcelo Mazuras para assistí-lo em sua última apresentação em São Paulo (2012) , mas acabei me enrolando e não fui. Uma pena. Joe Cocker é com certeza um dos maiores vocalistas que o nosso planeta presenciou e certamente estará entre os favoritos da minha lista musical definitiva que levo pela vida afora.
https://www.youtube.com/watch?v=bRzKUVjHkGk

Nenhum comentário:

Postar um comentário