15 de janeiro de 2015

Livro desvenda mistérios e enigmas de Assis Valente

Assis Valente foi genial como compositor. Basta ouvir qualquer música sua gravada nos anos 30 e 40. Canções como "Brasil Pandeiro", "Cai, Cai, Balão", "Boas Festas", "Camisa Listrada" e "Fez Bobagem" são clássicos indiscutíveis. Antes de fazer samba e marcha com maestria, foi farmacêutico, fez curso de desenho no Liceu de Artes e Ofícios (chegando a publicar alguns desenhos nas revistas Fon Fon e Shimmy) e se formou como especialista em prótese dentária. Amigo e confidente de Carmen Miranda, acentuou sua depressão crônica quando a intérprete partiu para os EUA e a partir de 1941 - ano em que se jogou do Corcovado e milagrosamente escapou da morte ao ficar preso em uma copa de árvore - tentou várias vezes o suicídio, tendo como culpa as dívidas e seu vício em cocaína. É aí que entra o inabalável trabalho do pesquisador Gonçalo Jr. no livro lançado em dezembro último, "Quem Samba tem Alegria" ( Civilização Brasileira). Matérias e biografia anterior apontam o homossexualismo do compositor como seu grande fantasma, e foi com esse mote em vista, que Gonçalo iniciou suas pesquisas para o livro. Mas logo as pistas para a questão sexual foram caindo por terra, enquanto indícios de um vício devastador que o arruinou socialmente foram surgindo a cada busca. No fim, o biógrafo crava que a cocaína foi a grande vilã, deixando-o nos últimos tempos totalmente largado e arrasado. No livro também há passagens que comprovam o lado marqueteiro e vaidoso do músico - seu vasto arquivo com artigos e matérias da carreira não tinha lugar para material depreciativo ou crítica ruim - e um painel bem detalhado do mecanismo do mundo da música no período. Como em seus ótimos trabalhos anteriores voltados para as histórias em quadrinhos e a ilustração, Gonçalo Jr. mostra que é um farejador nato e um pesquisador que não desiste nunca de uma boa pista.

2 comentários:

  1. Marcos: fiquei imensamente feliz com seu comentário. Sinal de que você realmente leu o livro e compreendeu meu ponto de vista. Uma análise estimulante e compensadora, depois de tanto trabalho. Grande abraço e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Gonçalo, acompanho seu trabalho desde sempre e sei de suas pesquisas gigantescas que podem durar anos. E sei que você só finaliza as obras quando percebe todos os pontos nos is...rs. Esse livro do Valente não fugiu à regra e manteve a qualidade das anteriores. Parabéns! abs

    ResponderExcluir