21 de agosto de 2017
Luto duplo no humor: Paulo Silvino (1939-2017) e Jerry Lewis (1926-2017)
Em poucos dias, o mundo do humor perdeu dois dos seus melhores. Paulo Silvino foi um dos mais marcantes humoristas brasileiros e um dos que mais se deram bem no formato de humor para tv. Começou fazendo cinema nos anos 50 e também cantando ( participou de discos de samba e bossa nova, além de frequentar os programas de rock de Carlos Imperial). Na década seguinte pulou para a emergente TV e a partir de 1967 iniciou sua longa jornada na TV Globo, interrompida apenas alguns anos quando fez parte da equipe de humor do SBT e Record. Desde 1999 fazia parte do elenco de Zorra Total ( hoje Zorra) onde continuava a fazer seu humor popular, de riso fácil, com piada de duplo sentido. Entre seus vários talentos, chegou também a produzir programas, foi roteirista do Domingão do Faustão, narrou novela ( Pulo do Gato) e curiosamente, escreveu livros eróticos populares sob o pseudônimo de Brigitte Bijou. Mas vai ficar no imaginário do povo com seus bordões inesquecíveis ( vaja abaixo).
Já Jerry Lewis foi um dos maiores comediantes americanos e para nós (principalmente os da minha geração) o "rei do humor da Sessão da Tarde" ( quando a Sessão da Tarde prestava) com suas gags, caretas e humor pastelão. Fez dupla de sucesso com o ator/cantor Dean Martin ( entre 1946 e 1956) e estourou em bilheteria nos cinemas. Essa fase foi tão profícua que Lewis acabou virando personagem da DC Comics, tanto na fase de dupla com Dean como posteriormente ( a Ebal lançou essas histórias em seu gibi "O Garotão" nos nos 60). Lewis continuou fazendo estrondoso sucesso nos cinemas ( e eventualmente na TV) até meados dos anos 60, quando deu uma guinada para a produção e direção ( como diretor na verdade já havia estreado em 1960). Nessa altura já era considerado não só um comediante de "gags" mas também um ator de humor que ousou e experimentou, principalmente com narrativa não linear e a especialidade em desdobramento das personalidades de seus personagens. Só voltou ao cinema nos anos 80, e desde então recebeu diversos prêmios honorários e especiais, principalmente como mantenedor do programa de ajuda aos portadores de distrofia muscular. Nos últimos tempos, fez algumas participações relâmpagos em filmes para TV e também no cinema - uma das últimas aparições foi em 2013 no filme brasileiro "Até que A Sorte nos Separe 2" onde interpretou um carregador de malas de hotel (reprisando seu papel em "O Mensageiro Trapalhão", de 1960).
Cenas de Jerry lewis:
https://www.youtube.com/watch?v=b6NhVMMjKpY
https://www.youtube.com/watch?v=24pPbkoRxk0
https://www.youtube.com/watch?v=4QH2tuHwo_0
https://www.youtube.com/watch?v=m815Hbgeb6s
* bordões de Paulo Silvino: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/08/relembre-bordoes-mais-marcantes-do-humorista-paulo-silvino.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário