24 de abril de 2018

Jack Bruce - O baixo mais livre do rock!

Estava ouvindo agora pouco o ótimo LP de 1989 de Jack Bruce, "A Question of Time", que eu comprei em uma loja de Santo André na época. Esse disco marcava a paz entre ele e o baterista Ginger Baker, companheiro seu no super trio Cream, com quem brigou muito desde então. Comprei displicentemente na época, e foi uma grata surpresa - até hoje ainda é. O disco traz uma liberdade que contagia todas as faixas e não a toa é considerado um dos grandes momentos de sua eclética carreira. Aí, contagiado pelo som reouvido, fui olhar aqui no blog o post que fiz quando ele faleceu em 2014 e pra minha surpresa não tem nenhuma linha. Um sacrilégio, pois para mim, Bruce é um dos maiores baixistas que o rock presenciou em suas fileiras! ( e ainda mandava muito bem nas teclas!) Pra me redimir, faço esta homenagem três anos e meio depois ( ele faleceu em 25/10/2014, aos 71 anos). Selecionei uma excelente matéria do blog Na Mira do Groove, assinada pelo Tiago Ferreira, que traz todo o ecletismo do músico em 10 músicas excepcionais de sua sinuosa e surpreendente carreira. Além dessas fases citadas, vale também ir atrás de suas participações antes do Cream, seja nos ótimos três discos que participou junto à tradicional Graham Bond Organization, no mais acessível comercialmente Manfred Mann, como no jazz experimental do Lifetime ou ao lado de Carla Bley e Paul Hanes, onde caiu no jazz rock sem pudor. Há também sua ótima fase com Mick Taylor, ex-guitarrista do Rolling Stones, e banda, que eu linquei em seguida, e o disco citado no início do meu post. Jack Bruce, foi sem dúvida, o baixista mais livre do rock, tocando o que quis em sua carreira, sem amarras. Um cara raro.
Matéria ( 10 momentos): http://namiradogroove.com.br/blog/especial/r-i-p-jack-bruce-10-musicas-pra-conhecer-genio-contrabaixovioloncelo ========================================== Com Mick Taylor: https://www.youtube.com/watch?v=ue39ojgasNg ================================== A Question of Time: https://www.youtube.com/watch?v=lDnZC6FcSzw ========================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário