9 de novembro de 2018

Baú do Malu 76: Programa original impresso do filme/documentário "Os Doces Bárbaros" (1976)

Este programa original impresso do filme "Os Doces Bárbaros" de Jom Tob Azulay, de 1976, surpreende pelo layout dinâmico e principalmente pelos desenhos de Daniel Azulay, irmão do diretor ( e que eu tive o prazer de conhecer no mês retrasado). Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Gilberto Gil aparecem ilustrados com muita personalidade, em meio à frases de efeito dos participantes, depoimentos de Roberto Menescal, Duda Machado, Caetano Veloso, José Francisco de Sá ( da I.C.B), dos cineastas Cacá Diegues, Arnaldo Jabour e Alberto Cavalcanti, além do próprio diretor do filme, artigo de Nelson Motta em O Globo e crônica de Carlos Eduardo Novaes no JB. Ah, e as letras das músicas do espetáculo no final. Um impresso bem feito que traz com precisão o impacto e a repercussão de um espetáculo/filme que por vários motivos, acabou se tornando lenda.

2 comentários:

  1. não tenho adjetivos para essa revista/filme/show/performance/espetáculo/ catálogo de desenhos/ composições/poesias e música.Muito obrigada por disponibilizar o conteúdo. é realmente incrível. ESSE projeto riquíssimo de Tom Azulay em 1976 é bem contemporâneo da formação dos Doces Bárbaros e todas as suas contribuições. Eu fico até escandalizada que nos nossos dias, não tenha uma nova edição dessa revista/filme de Azulay.(não tenho informações de novas reedições) é realmente um lindo feito esse trabalho. Certamente, tu possui a Revista/filme, sim? é possível disponibilizar mais o material? ele é muito raro e caríssimo hoje em dia. Sou uma estudante de história da arte de 23 anos muito curiosa e ansiosa por mais acervo estético dessas trajetórias culturais e artísticas nossas, desse nosso Brasil tão calejado! um abraço! esse post foi um presente!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Géssica! Fico muito feliz pela sua reação.O intuito destas postagens é justamente este! Aqui eu disponibilizei a revista praticamente inteira. No momento estou sem scanner, mas muito em breve postarei outros posts similares. Fique atenta aqui. No mais, você que faz História da Arte deve conhecer também o belo trabalho de resgate de amigos meus que possuem acervos maravihosos da história gráfica brasileira. Procure no FB o João Antonio Buhrer e o Daniel Bueno ( que está lá como Daniel Bu Eno). Abraço e parabéns por se aprofundar nesta área. Eu a considero mágica!

    ResponderExcluir