22 de outubro de 2020

Baú do Seu João 34: certificado de curso de cinema - Super-8 (1979)

 Nos anos 70 meu pai, que sempre amou cinema, filmagens, projetores - na mocidade assistia três sessões seguidas de filmes nas matinês dos cinemas de bairro e no final da vida vivia filmando festinhas e encontros familiares com sua filmadora - resolveu fazer um curso de Super-8, na época ministrado por professores ligados ao CRIC (Círculo de Realizadores Independentes de Cinema), em Santo André. Eu tinha 12 anos e lembro do meu pai produzindo um filme aqui na rua, com ajuda dos meus tios e amigos, com muita correria, gente subindo no muro do terreno da Eletropaulo (na época Light), gritos de "Corta!". Um barato! Desde que me conheço por gente, sempre vi meu pai antenado quando o assunto era cinema - desde os anos 80 teve câmera de mão e nos anos 70 usava o projetor de slides. Nessa época de Super-8 chegou a filmar inclusive um acampamento que participei como escoteiro ( fiquei de 1979 a 1981 no escotismo) e um pouco antes do seu passamento, ele estava passando todas essas imagens para o digital. Em outra oportunidade, tentarei compartilhar aqui algumas dessas filmagens. Valeu pai, por tantos tesouros culturais a descobrir ainda! 

Segue o certificado do curso:





Nenhum comentário:

Postar um comentário