10 de setembro de 2023

O chaveirinho fonográfico do Valmis


Meu amigo de longa data Valmir Casela veio me visitar há algumas semanas e trouxe esse lindo chaveiro com um reluzente LP "clássico" de Michael Jackson ("Off the Wall), selo Epic. Valmis, como o chamo às vezes, sabe que o disco de vinil é um objeto que sempre estará em destaque no meu cotidiano e sabe também que os LPs fazem parte da nossa história. Lá nos idos da primeira metade dos anos 1980, a casa do Valmir na Rua Joana Angélica era um dos QGs para longas audições nas pickups e emissoras de rádio (além das casas do Égon, do Rogério e também a minha). Adolescentes, estávamos buscando os surpreendentes caminhos do infinito universo musical e isso pra nós era como tatear as estrelas. Jamais esquecerei aquelas tardes regadas a Stones, Queen, Pink Floyd, Michael Jackson, Earth, Wind and Fire, Kiss, entre tantos outros. Um dos LPs do Kiss, aliás, me surpreendeu sobremaneira, e era um dos discos daquela fase em que os membros da banda estavam se dispersando e logo fariam seus respectivos discos solos: "Dinasty", de 1979, que foi criticado na época, mas pra mim é um dos melhores deles. Ace Frehley estraçalha, as melodias das músicas estão tinindo (incluindo as duas composições com pitadas "Disco", "I Was Made for Lovin' You" e "Sure Know Something"), há uma excelente versão de "2000 Man", dos Stones e todos da banda tem seu momento nos vocais principais. Uma faixa em especial, "X-Ray Eyes" (Gene Simmons), densa e romântica na medida, é desde sempre uma das minhas preferidas do Kiss. Já o LP "Off the Wall", de MJ, do mesmo ano, é para mim melhor do que o platinado "Thriller", de 1982, e era um dos petardos que a gente mais "furava" nessas audições. Esse pequeno mimo do meu caríssimo amigo, em forma de chaveiro, me transportou pra tudo isso. Viva a amizade!

Um comentário: