31 de janeiro de 2024

Portinari na Estação Mackenzie/Higienópolis


Hoje, no meio da loucura do rush das 18 horas na estação Mackenzie/Higienópolis do Metrô, entre centenas e centenas de pessoas acelerando o passo para entrar nos vagões lotados e chegar o mais depressa possível no destino desejado, eis que me deparei com uma inusitada exposição do grande Cândido Portinari, na minha opinião, um dos pintores mais genuínos das artes plásticas do Brasil. Não tive dúvida: em meio ao caos do fim de quarta-feira chuvosa - com direito a granizo e rajada de vento em algumas regiões - desacelerei, me postei na frente de cada painel e fotografei cada quadro ali exposto. Alguns apressados que me viram de soslaio podem ter me achado um maluco completamente fora do prumo, estático e contemplativo, enquanto o mundo em volta colapsava. Mas o que senti, ali, mergulhado nos quadros geniais do Candinho, foi sanidade, muita sanidade. Seguem os quadros:











































Nenhum comentário:

Postar um comentário