No sábado passado, fui com a minha musa Cris prestigiar o lançamento do novo livro de poesias do grande Machadinho, que veio a São Paulo diretamente de Salvador-BA, onde mora há alguns anos. Lá no bar literário Patuscada (ou livraria etílica, como preferir), estava rolando desde às 17 horas (com previsão de encerrar às 22hs) vários lançamentos da Editora Patuá, afiliada à casa, e entre eles o livro "Cais da Memória", mais um filho impresso do Carlos Machado, nosso Machadinho, jornalista dos bons, especialista em poesia (há anos divulgando esse gênero com seu poesia.net) e ele mesmo um poeta apurado. Chegamos cedo ao evento - bem ao lado do cemitério da Vila Madalena e perto do famoso Beco do Batman - e o espaço estava lotado, com filas diversas em seus vários cômodos. Antes de estacionar, já avistei do carro o Paulo Roberto Pepe, animadamente conversando em uma roda na calçada. Já lá dentro, reencontrei pessoas queridas como a Simonetta Persichetti e os escritores Marcelino Freire e Evandro Affonso Teixeira. Vi de longe o fotógrafo Raul Junior, mas a renca de gente à frente me impediu de cumprimentá-lo. Peguei meu autógrafo e conversei rapidamente com Machadinho, ostentando seu perene sorriso e suas famosas tiradas rápidas. Tentei encontrar o Pepe, mas não o vi mais. Com certeza, por ser um evento de horário elástico, muita gente dos anos de ouro da Editora Abril apareceu por lá para ver o Machadinho, que era muito querido na editora do Victor Civita e além dos amigos que arregimentou nas redações por onde passou (Exame no topo), era frequentador assíduo do Dedoc (Departamento de Documentação) Abril, setor onde eu, o Pepe, a Simonetta e tantos outros trabalharam ou colaboraram por anos. Eu tinha combinado com o Paulinho Bianchi e até o esperei por um tempo, mas ele me avisou por mensagem que ficou preso num churrasco de família. Perto das 20h, brindei com a Cris o livro do Machadinho e segui viagem de volta ao ABC, com a certeza de que essa foi uma tarde/noite fantástica! Viva a Poesia!
Olá Marcão. Que bom você ter ido ao lançamento do Carlos Machado. Vim só fazer um adendo. O Machado mudou-se e mora em Salvador/BA. Um abração pra você e Cris.
ResponderExcluirValeu, Martinha!
ExcluirSalve, Marcão. Obrigadíssimo pela divulgação de meu livro Cais da memória e pelos comentários positivos sobre mim. Faço apenas uma correção: moro em Salvador, nunca fui a Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, a cerca de 600 km daqui.
ResponderExcluirOpa, Machadinho, arrumei! abração
Excluir