Falei sobre o Adoniran Barbosa, bombando em todas as mídias, e me esqueci de um lançamento recentíssimo. Sim, a coleção de disquinhos da Folha, "Raízes da Música Popular Brasileira", chegou no final de semana com Adoniran Barbosa, CD número 7, incluindo texto corretíssimo do editor do projeto, Carlos Calado, e faixas bem selecionadas com o melhor da obra do compositor paulista. Estão lá as melhores versões: originais de Saudosa Maloca, Trem das Onze e Samba do Arnesto, com os onipresentes Demônios da Garoa, interpretações próprias de Adoniran em Vila Esperança, Samba Italiano e Mulher, Patrão e Cachaça e tabelinhas vocais únicas com o autor em Prova de Carinho ( c/ Vânia Carvalho), Tiro ao Álvaro ( c/ Elis Regina), Iracema (c/ Clara Nunes), Despejo na Favela ( c/ Gonzaguinha), e Aguenta a Mão, João ( c/ Djavan), todas do incrível disco solo de Adoniran de 1980, sob a direção de Fernando Faro, com vários duetos desta estirpe. Completam o disco, a clássica versão de Bom Dia, Tristeza, de Adoniran e Vinicius, na voz de Sylvia Telles na plenitude de 1958, a hilária interpretação d'Os Originais do Samba para As Mariposas e o impressionante trio Adoniran, Carlinhos Vergueiro e Clementina de Jesus, na brilhante "obra dentro da obra" Torresmo à Milanesa.
Mais uma dentro desta coleção, que até agora tem tratado com respeito os grandes mestres da música brasileira. E um pontinho pra Folha, que vem ultimamente com um jornalismo cultural fashion-enfadonho, artificial e ralo, em contrapartida ao revigorado Caderno 2 do Estadão, com matérias bem mais aprofundadas e interessantes.
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