10 de fevereiro de 2010

Duane Allman/Tommy Bolin/Randy Rhoads:grandes guitarristas de vida curta

Randy Rhoads
Tommy Bolin
Duane Allman
Escolhi esses três nomes por conta de várias coincidências em suas curtas trajetórias: todos são americanos, guitarristas, frequentam sempre a lista dos melhores de todos os tempos e morreram de forma trágica, com a mesma idade. Duane Allman (20/11/1946- 29/10/1971), era especialista em slide guitar - o seu estilo de tocar incluía vidros vazios de remédios (mais detalhes aqui: http://poeirablog.wordpress.com/2009/06/25/o-slide-preferido-de-duane-allman/) - e um cara de bem com a vida, que adorava música, motos e estrada. Tocou e gravou com muita gente, incluindo Eric Clapton ( a introdução de 7 notas de Layla foi feita por Duane) e sessões de estúdio com cobras do jazz, blues e rock. Quando morreu em 71, estava no auge, em sintonia com Clapton e estraçalhando com seu irmão Greg e amigos de infância na mítica The Allman Brothers Band, cujo álbum At Fillmore East, do mesmo ano, é considerado um dos melhores discos ao vivo da história. Poucas semanas antes de completar 25 anos, bateu em alta velocidade com sua moto chopper em um caminhão desgovernado. Duane Allman foi considerado pela Rolling Stone em 2003 o segundo melhor guitarrista de todos os tempos (atrás de Jimi Hendrix). Já Tommy Bolin (01/08/1951 - 04/12/1976), foi um guitarrista versátil, de estilo jazzy, que participou de dezenas de bandas de rock entre os anos 60 e o início dos 70, até chamar a atenção pela sua participação no disco de 1973 do baterista Billy Cobham, Spectrum. Ainda em 1973, entra para o James Gang, onde permanece por um ano. Em 1975 lança seu primeiro solo, Teaser e logo em seguida substitui com grandes expectativas Richie Blackmore no Deep Purple. Embora tenha se saído bem em estúdio no álbum Come Taste The Band, sua avançada dependência em drogas pesadas prejudicou a performance da banda em turnê, que já abalada por outros fatores, se desfez em 1976, depois de show em Liverpool onde Bolin sofreu uma overdose. Pouco depois de gravar o afamado segundo disco solo, Private Eyes, Tommy Bolin morreu de overdose na manhã do dia 04/12/1976, depois de horas em agonia na madrugada , sem sequer ser socorrido pelos seus “amigos” junkies, que não queriam problemas com a polícia.
Nosso terceiro guitarrista, Randy Rhoads (06/12/1956-18/03/1982) nasceu em uma família musical e com 15 anos já era um requisitado professor de guitarra na escola de sua mãe. Com 16, entrou para o Quiet Riot e logo arregimentou fãs do seu estilo agressivo e ao mesmo tempo harmônico e personalíssimo. Depois de dois álbuns com o Quiet, Randy decidiu participar de um teste para a banda de Ozzy Osbourne, que iniciava sua carreira solo. Ozzy escutou centenas de guitarristas e já no limite de sua paciência, sem encontrar um instrumentista de estilo próprio, resolveu ouvir o último músico:bastou Randy ligar sua aparelhagem e dedilhar algo, para Mister Osbourne contratá-lo no ato. O jovem guitarrista gravou os discos Blizzard of Ozz de 1980 e Diary of a Madman de 1981, que muito pela sua presença, são considerados os melhores da carreira de Ozzy. Em 19/03 do ano seguinte, em plena turnê rumo à Orlando, Randy Rhoads aceitou dar umas voltas de avião com o ex-piloto que hospedava a banda; após acrobacias desnecessárias e rasantes perigosos, o pequeno avião raspou uma das asas no ônibus estacionado da banda e explodiu ao chocar-se com uma garagem. Randy Rhoads, 25 anos, morria tragicamente e no auge.
Três acidentes estúpidos (existe acidente que não é estúpido?) limaram a vida desses três magníficos guitarristas, que certamente tinham muito o que mostrar ainda na carreira. É realmente de tirar o chapéu o que eles fizeram para a história do rock em tão pouco tempo.
Deixo-lhes com os três, em imagens que dizem tudo:
Randy Rhoads: http://www.youtube.com/watch?v=LhgIuPcRIAE&feature=related
Tommy Bolin: http://www.youtube.com/watch?v=BjjoKCWIXiA&feature=related
Duane Allman: http://www.youtube.com/watch?v=uACfGFxS4oM&feature=related
e http://www.youtube.com/watch?v=pV8RoNePzfI&feature=related

2 comentários:

  1. Muito Bom!!!!!!!!!

    Realmente me surpreendi com a riqueza musical e cultural apresentada em suas ultimas postagens, porem com disse um dia Oscar Wilde “A moderação é uma coisa fatal (...). Nada tem mais sucesso do que o excesso”, ou seja, o ápice musical apresentado por STRV, Randy Rhoads, Hendrix, dentre outros....colaciona-se com o fervilhante estado emocional vivido por cada um...encerrado de forma trágica...
    O que nos faz impressionar com a atuação musical de qualquer um destes artistas é o sentimento e a emoção passada por eles em suas gravações e/ou apresentações!
    Para mim musica é estado de espírito e como conversamos “fervilhante salão de cabeleireiros”..hehehe... o que diferencia bons artistas de artistas que marcam seu nome na história são suas características individuais.
    Com certeza todos tinham muito que mostrar em suas carreiras, porem, será que se tivessem mostrado estaríamos discutindo apreciando seus trabalhos da mesma forma?
    Acredito que não....apesar de realmente ficar intrigado com o que seriam capaz de nos mostrar...
    De qualquer maneira a musica o modo de vida influenciou e continuará influenciando gerações de novos músicos...que também deixarão seu nome.
    Gostei muito das postagens e de agora em diante com certeza acessarei este blog...
    Termino minha postagem com a mesma dica musical do dia que conversamos...

    Kenny Wayne Shepherd

    Albums

    1995 Ledbetter Heights

    1997 Trouble Is...

    1999 Live On

    2004 The Place You're In

    2007 10 Days Out: Blues from the Backroads

    Grande Abraço!!!

    Bruno Malvese

    ResponderExcluir
  2. Grande Bruno,
    Com certeza Kenny Wayne estará em minhas pautas futuras... como eu comentei, conhecia só trechos e agora estou "pescando" mais a fundo sua obra. Valeu a dica... e valeu a audiência.
    abração
    Marcos Malu Massolini

    ResponderExcluir