27 de abril de 2010

Ludopédio, o jogo do Chico

Chico Buarque de Hollanda estava exilado na Itália entre 1969 e 1970 quando criou um novo jogo de tabuleiro, batizado de Ludopédio. Este palavrão quer dizer "jogo com os pés" ( ludo= jogo; pédio ou pédico=pés) e por pressão de alguns puristas da língua, quase virou nome oficial do famoso football no Brasil da década de 40. Já pensou? na rádio ouviríamos: "Ludopédio.. é na Bandeirantes", ou mesmo na famosa letra do próprio Chico: "Aqui na Terra tão jogando Ludopédio..." o que fatalmente faria ele acabar a rima assim: "Tem muito samba, muito choro e muito tédio". Eca.
Bom, o nome felizmente não pegou, mas quando Chico foi batizar a sua invenção lá na Itália, baixou um brasilerismo arcaico e pimba: Ludopédio. Pra um jogo de tabuleiro o nome ficou até simpático e vindo do Chico, bem pensado. Afinal, a palavra ludo, além de jogo, também significa brinquedo, divertimento. A Grow, na época, bancou a idéia e lançou comercialmente o Ludopédio, que ficou em evidência durante a Copa de 70 mas depois sumiu. Ressurgiu anos depois como Escrete, mas alguns fãs do jogo original não aprovaram a nova versão, mais econômica e que abolia o lado cômico e satírico inserido por Chico Buarque. O compositor tabuleirólogo criara na época, opções de "jogadas"(na verdade, cartas) bem mais variadas e engraçadas que na segunda versão, além de introduzir personagens folclóricos do futebol como o pai-de-santo e o cartola.
Se o Escrete é um jogo difícil de localizar hoje em dia, imaginem o Ludopédio...será que o Museu do Futebol, lá no Pacaembú, tem um? o Chico deve ter....

2 comentários:

  1. Eu tenho um ludopedio original, aquele rosinha, o que faço com ele? haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Unknown, se pretende vender, mande uma mensagem para mim no e-mail marcosmassolini@uol.com.br. Eu conheço muita gente ligada ao assunto. Abraço e obrigado por passar por aqui.

      Excluir