9 de junho de 2010

As canções para o Rei...rejeitadas

Eu estou sempre lendo sobre música brasileira e atento aos mínimos detalhes da história. Concomitantemente, compro biografia pra burro. O livro de cabeceira do momento é "A canção do Mago - a trajetória musical de Paulo Coelho"(Editora Futuro- 2007). Muitos torcem o nariz pro tal "mago", que vende milhares de livros pelo mundo afora - eu pessoalmente, não tenho nada contra e acho que há muita inveja solta por aí ( é aquela velha mania de achar que pro cara fazer sucesso, tem que ser erudito, acadêmico ou algo similar - esquecem que existe também faro, caradura, coragem, bagagem, etc) - mas esse livro, da jovem e promissora jornalista carioca Hérica Marmo, traz subsídios importantes para meus escaninhos: os meandros políticos e culturais dos loucos e conturbados anos 70, detalhes curiosos e até então escondidos da vida de Raul Seixas, a indústria fonográfica de então ( e um destaque especial para o produtor Roberto Menescal, cuja participação neste processo precisa ser reavaliada), as várias composições espalhadas de Paulo Coelho ( que inclui Rita Lee & Tutti Frutti, Fábio Jr ainda saindo do ovo e muitos outros), entre outras tantas cositas más. O assunto deste post também surgiu de sua leitura: quantos e quantos compositores do período, consagrados e novatos, mandaram composições para apreciação do rei do disco Roberto Carlos; e quantos, muitos, tiveram suas canções rejeitadas. Esse tema já estava no meu córtex há um tempo, e quando li neste livro, que Paulo Coelho e Raul Seixas tinham mandado a música Bruxa Amarela ("Acabei de dar um check-up geral na situação/ o que me levou a reler Alice no País das Maravilhas"...) para Roberto Carlos, o assunto saiu da escotilha. Neste caso específico, os dois autores esqueceram completamente a índole de bom moço do rei ou mandaram a música pra incomodar mesmo, pois em sua letra há citações de cerveja, morte, e logicamente, da bruxa do título - temas óbvios para a lixeira imediata de Roberto. Mas em muitos outros casos, o cantor-compositor simplesmente rejeitou uma canção enviada, muitas vezes até encomendada, por detalhes pouco explicados, ou por encafifar com alguma palavra ( ele costuma pedir mudanças nas letras de seus compositores mais habituais). Abaixo, alguns casos sobre canções "reijeitadas", ou seja, rejeitadas pelo rei:
1) A citada "Bruxa Amarela", de Paulo Coelho e Raul Seixas, acabou sendo gravada pela Rita Lee no LP Entradas & Bandeiras, de 1976. A mesma música foi reescrita por Raul com o nome "Check-Up" e por descrever sem firulas, pílulas e remédios ( Discomel, Kilindrox, Ploct-Plux 25...), ficou censurada por anos.
2) Uma das mais famosas músicas rejeitadas pelo Rei foi "Se eu Quiser Falar com Deus", de Gilberto Gil. O excelente livro Todas as Letras, organizado por Carlos Rennó (Cia das Letras - 1996), traz detalhes do próprio Gilberto Gil e eu transcrevo aqui: " O Roberto me pediu uma canção; do que eu vou falar? Ele é tão religioso - e se eu quiser falar de falar com Deus? Com esses pensamentos e inquirições feitas durante uma sesta, dei início a uma exaustiva enumeração: 'Se eu quiser falar com Deus, tenho que isso, que aquilo, que aquilo outro'. E saí. À noite voltei e organizei as frases em três estrofes. O que chegou a mim como tendo sido a reação dele, Roberto Carlos, foi que ele disse que aquela não era a idéia de Deus que ele tem. 'O Deus desconhecido'. Ali, a configuração não é a de um Deus nítido, com um perfil claro, definido. A canção (mais filosofal, nesse sentido, do que religiosa) não é necessariamente sobre um Deus, mas sobre a realidade última; o vazio de Deus: o vazio-Deus."
"Se eu Quiser Falar com Deus" foi gravada pelo próprio Gilberto Gil e por Elis Regina, ambos em 1980.
3) No mesmo livro, cita-se também a canção anterior de Gil "Nova Era", de 1976, como outra mandada para o cantor e não gravada. Sem mais detalhes...
****
O livro sobre Roberto Carlos escrito por Paulo Cesar de Araújo (Editora Planeta - 2006), trouxe vários casos em seu capítulo sobre compositores. Uma pena que até hoje, esta preciosa obra, detalhada ao extremo, estaja embargada. Seguem alguns:
4)Sérgio Sampaio, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, sempre tentou compor para o conterrâneo famoso, e acabou fazendo uma música, "Meu Pobre Blues" (1974), gravada por ele mesmo, falando sobre o assunto: "Eu queria tanto ouvi-lo cantar/ eu não preciso de sucesso/ eu só queria ouvi-lo cantar o meu pobre blues e nada mais".
5)Tom Jobim e Roberto se encontraram em 1973, em Nova York e o segundo revelou sua vontade em gravar "Ana Luísa". Tom mandou a letra inteira para o seu hotel mas por alguma cisma o cantor nunca gravou-a, assim como não gravou "Ângela", música de Tom oferecida a ele em outra oportunidade.
6)Zé Ramalho compôs em 1980 uma canção para Mister Braga gravar. "Eternas Ondas" falava em apocalipse e trazia metáforas políticas ("Quanto tempo temos antes de voltarem/Aquelas ondas.."). Um dos executivos da CBS na época achou que tinha tudo a ver com o rei e convidou o compositor paraibano para acompanhá-lo em um passeio no iate "Lady Laura". Lá, Ramalho cantou várias canções de seu repertório, menos a inédita, e no final, entregou uma fita cassete com a gravação de "Eternas Ondas" para apreciação do ídolo. Alguns dias depois, o empresário confirmou que Roberto gostara muito da música, mas achou a letra carregada e forte demais, com suas referências ao final dos tempos. Fagner acabou gravando a canção em 1981, com enorme sucesso nacional.
7)Caetano Veloso teve três composições suas gravadas por Roberto Carlos ( Como Dois e Dois, Muito Romântico e Força Estranha). A única que o intérprete não aceitou gravar foi "Ela e Eu", canção romântica gravada por sua irmã, Maria Bethânia, em 1979.
8)Chico Buarque também mandou música inédita para o rei. Depois que Roberto pediu-lhe uma música em 1978 e Chico lhe enviou a já famosa Cálice ( recusada por Roberto, obviamente), foi a vez de Chico lhe mandar em 1984, "Tantas Palavras" ( dele e Dominguinhos), não gravada e sem explicação direta por parte de Roberto.
***
Passar pelo crivo de Roberto Carlos é realmente tarefa árdua, mas muitos conseguiram furar o bloqueio e outros até tiveram a honra de serem contactados pelo próprio. Centenas deles, anônimos ou consagrados, tentam até hoje, e dependendo do astral, da confluência cósmica dos planetas, da sorte, do momento, dos trâmites burocráticos, do tempo e disposição de Roberto Carlos, podem, pelo menos quatro ou cinco deles por ano, ao lado da dupla Erasmo-Roberto e outros habituais compositores, ver uma música inédita de sua lavra, em um disco novo do Rei.

5 comentários:

  1. Roberto carlos só grava músicas com apelo comercial.Seu negócio nunca foi arte e sim money.Santa ingenuidade.Ele só gravou músicas do intelectual baiano porque Caetano fez as músicas pensando nas limitações musicais e literárias do ex rei da jovem guarda.

    ResponderExcluir
  2. Ingenuidade dos compositores, eu me refiro.

    ResponderExcluir
  3. Ingenuidade mesmo. Imagina RC gravando Bruxa Amarela!!

    ResponderExcluir
  4. Amazing ler isso em 2021 Segunda onda do Covid

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Lucas! Obrigado pela visita. Se cuida aí!

    ResponderExcluir