28 de junho de 2010

Música brasileira e músicos brasileiros em filmes estrangeiros

A lista deve ser grande, ainda mais se pensarmos na Bossa Nova, que contagiou os EUA dos anos 60 pra cá. Sem pretensão em fazer uma varredura completa - mas claro, aberto a comentários que lembrem outros casos - selecionei de cabeça alguns filmes estrangeiros que incluíram música brasileira/músicos brasileiros em sua trilha. A maioria pende para a bossa mesmo, mas há também uma queda pelo tropicalismo. De quebra, um link com cena de 'Alta Fidelidade', filme com John Cusack sobre um dono de loja de discos, em que aparece o disco Tropicalia entre vários LPs de rock onde predomina o pop inglês. Não é trilha, mas vale a curiosidade. Aliás, quem gosta de disco, rock, LP, listas e referências pop, não pode perder este filme, um clássico instantâneo baseado em livro cultuadíssimo nos States.
As músicas:
* Nacho Libre (2006) – Irene – Caetano Veloso ( não achei a cena mas o áudio é da trilha sonora original) – comédia com Jack Black, que tenta trazer o clima das famosas lutas mexicanas. Muy Estranho.
http://www.youtube.com/watch?v=3N7Z0wTx0R4
* Shrek (2001) – Meditação – Tom Jobim e Newton Mendonça http://www.youtube.com/watch?v=PtQqt37n9cM
* Closer (2004 ) – videoclip da música Lonely de Bebel Gilberto, da trilha original do filme. No mesmo filme, Bebel canta também: Samba da Benção (Baden Powell e Vinicius – versão de Pierre Elie Barough), Tanto Tempo ( Bebel Gilberto e Suba) e Mais Feliz ( Bebel Gilberto, André Cunha e Cazuza).
http://www.youtube.com/watch?v=veVBOZnVa2I
*High Fidelity ( Alta Fidelidade - EUA) - cena em que aparece o LP Tropicália, disco chave do movimento sessentista ( entre os 36 e 42 segundos à esquerda).
http://www.youtube.com/watch?v=UgcAz50jsKU
*A Vida Marinha com Steve Zissou (2004) – nesta doidona comédia parodiando Jacques Cousteau, a trilha também é maluca e traz o nosso, o teu, o Seu Jorge cantando várias versões próprias do repertório de David Bowie, entre outras. Seu Jorge interpreta no filme o marujo Pelé dos Santos e canta bizarras e incríveis versões para a tripulação. http://www.youtube.com/watch?v=YnAiDA46DjE
http://www.youtube.com/watch?v=cn-L7FTfGzg&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=ykghg4E9nzw&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=575oLZdxfow&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=QHgSTJ93ztM&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=UvhGvxuOREw&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=Pnkf-9sqEuc&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=w6l8zrsf4LY&feature=related
*** Frida (2003) – Caetano Veloso e Lila Downs – Burn it Blue – Frida levou o Oscar de melhor trilha, e Caetanão se esbaldou no palco do Seu Oscar.
http://www.youtube.com/watch?v=YTMSojPcF1g&feature=player_embedded
Outras :
***V de Vingança ( 2005) - The Girl from Ipanema (Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes e Norman Gimbel) c/ Stan Getz, Astrud Gilberto e João Gilberto. Corcovado (Antonio Carlos Jobim) e Quiet Nights of Quiet Stars ( Antonio Carlos Jobim e Gene Lees) c/ Stan Getz, Astrud Gilberto e João Gilberto.
*** Be Cool – O Outro Nome do Jogo ( 2005) – Sexy (Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, e Will i Am) - The Black Eyed Peas (?!!?!!) e Roda (Gilberto Gil, Joao De Campos) c/ Elis Regina – Um ótimo resgate de uma antiga música d e Gil na sempre pungente interpretação de Elis. Mas que raio de versão é essa que o TBEP fez, que mudou até o nome de uma canção de Tom e Vinicius?
***Sem Folego (Blue in the Face)( 1995)– De Mais Ninguém (Arnaldo Antunes e Marisa Monte) c/ Marisa Monte .
***Fale com Ela( Hable con Ella)-( Espanha, 2002) – de Pedro Almodóvar – Logo no início, em emocionante cena de tourada, a inebriante Por Toda a Minha Vida (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), na voz de Elis Regina, estremece a tela e os espectadores. Ainda na trilha: a participação de Caetano Veloso, que aparece no filme cantando Cucurrucucu Paloma, de Tomás Mendez Sosa e Amor em Paz (Tom Jobim).

5 comentários:

  1. No filme "Comer, rezar, amar" também aparece a música "Samba da benção" (Bebel Gilberto).

    ResponderExcluir
  2. Junior, esse eu não vi! Vamos ver se alguém se lembra...vai ser um bom complemento à lista. Valeu a deixa.

    ResponderExcluir
  3. Caetano tem uma música no filme o alfaiate de panama (cena discoteca)

    ResponderExcluir