19 de agosto de 2010

Baú do Seu João 4 - Cinelândia- setembro de 1954 ( da Série Revistas de cinema que sobreviveram à terrível batalha contra os cupins cinéfilos




Aconteceu no começo do mês. Meu pai me ligou com uma voz esquisita e eu logo saquei que havia algo terrível no ar. E havia mesmo: suas mais de duzentas revistas de cinema, que ficavam guardadas em caixas no velho guarda-roupa do "quartinho" ( cômodo separado da casa, no fundo do quintal) foram devoradas por uma impiedosa horda de cupins famintos. Gelei da cabeça aos pés e enquanto corria os 100 metros que separam nossas casas, já imaginava os buracos nos lindos olhos azuis de Marilyn, os rombos na barriga de Kim e as mordidas nas pernas da Audrey. Ao chegar lá, meus temores se materializaram: Cinemin, Cinelândia, Cine-Fan e Filmolândia, dezenas delas, em pandarecos, corcomidas pelos pequenos monstros cinéfilos que devoraram sem piedade, em pouco mais de um mês, capas com starlets e mocinhos, cenas de filmes antológicos e centenas de fotos do cast de ouro de Hollywood. Nem John Wayne deu jeito. Os maiores heróis do far-west e das milionárias sagas da época foram engolidos pelos miseráveis e minúsculos gulosos, sem mesmo terem tempo de sacar seus revólveres ou espadas. Moçoilas estonteantes não puderam nem retocar a maquiagem. Entre mortos e feridos, eu e Seu João ainda conseguimos retirar do desastre alguns exemplares intactos ou quase, cerca de vinte deles. Uma das edições resgatadas é esta acima, de 1954, com a capa da suprema loira ( que vendia mesmo sem ter matéria nenhuma sobre ela na edição) e que contém também a curiosa matéria que selecionei sobre a acidentada viagem de Ava Gardner ao Rio de Janeiro em setembro de 1954. Esta e outras que salvamos, serão postadas aos poucos no Almanaque do Seu João. Quanto aos cupins, da mesma forma que a Hollywood clássica, que sucumbiu aos seus próprios excessos, também eles tiveram uma morte agonizante e lenta, embebidos em veneno viscoso, após um mês de extravagante comilança entre os poderosos da indústria cinematográfica.

3 comentários:

  1. Colocar cravos - sim, aqueles que colocamos no vinho quente, na calda do pudim de leite e que compramos no supermercado - soltos e espalhados nas caixas espantam cupins.

    ResponderExcluir
  2. a tia odete faz assim: deixa meia dúzia de cravos num litro de alcool por uma semana; depois usa com um borrifador aonde for necessário e repete todo mês!
    malu, vc é genial! o caso é trágico, mas acabou virando uma anedota e tanto
    estou me divertindo com a idéia dos cupins cinéfilos- papai leu isso?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lô, valeu ter espalhado os cupins cinéfilos...o pai ainda não conseguiu abrir ( até 17/09) mas chega lá.
    valeu a dica.
    beijão
    Malu

    ResponderExcluir