2 de junho de 2015

Daniel Cardona Romani

O guitarrista e vocalista Daniel Cardona Romani foi fundador do cultuado Módulo 1000, banda prog brasileira que deixou como legado um dos discos mais idolatrados do rock nacional ( "Não Fale Com Paredes", Top Tape -1970). Mas antes de tudo, foi um baita ser humano, profundo em sua simplicidade, e imensamente preocupado com o bem estar alheio. Conheci-o na internet e embora tivéssemos o rock como um denominador comum, descobrimos outros interesses afins que acabaram pautando nossas breves e agradáveis conversas, como o colecionismo. Além da paixão pelos quadrinhos, Daniel era um dos maiores colecionadores de plásticos do Brasil. Os plásticos, geralmente brindes promocionais de empresas feitos de plástico e sem cola ( usava-se água para sua aderência) foram uma grande febre nos anos 60/70 e Cardona foi um grande especialista nesse hobby.Quando via algum à venda no Mercado Livre, passava a dica a ele, embora tivesse quase tudo. Em um dos últimos papos, ele viu uma postagem minha sobre várias revistas encontradas em um sebo do centro e me perguntou se lá havia mais delas, pois seu pai tinha desenhado por um tempo na publicação e ele vinha fazendo um levantamento desses trabalhos. Eu sempre acompanhava suas postagens e nos últimos tempos, além de suas aulas de guitarra e eventos relacionados ao instrumento, vi a volta do Módulo 1000 com nova formação e sua meticulosidade em estúdio, preparando um disco por anos a fio. Daniel Cardona lutava bravamente contra um câncer reincidente e o trabalho era uma de suas armas. No final de abril (25/04), acabou fazendo a passagem. Na correria e no tumulto dos afazeres diários, não soube do ocorrido na época, o que aconteceu só agora, vendo comentários de amigos em comum. Um de nossos heróis do rock descansou! fique em paz, Daniel Cardona!


Separei uma ótima matéria de abril de 2015 sobre o Módulo 1000, do site Rock Progressivo ( e fonte Wiplash) e uma entrevista de 2013 com Daniel. E vai também o link do aclamado disco (quem não o conhece saberá porque ele é tão falado e incensado):

http://rockprogressivobrasileiro.com.br/artigos/modulo-1000-nao-fale-com-paredes/#more-117 http://limonadahippie.blogspot.com.br/2013/02/entrevista-com-daniel-cardona-romani-da.html

http://limonadahippie.blogspot.com.br/2013/02/entrevista-com-daniel-cardona-romani-da.html

https://www.youtube.com/watch?v=BfeBetP6WS0

Nenhum comentário:

Postar um comentário