25 de fevereiro de 2016

Tim Burton surpreendente!


Fui com a tropa ver a exposição do Tim Burton ( está no MIS/SP até 15/05) e me surpreendi com o que vi. Eu já sabia que Burton adorava terror/humor em doses mais ou menos idênticas e assisti a pelo menos 80% de sua produção cinematográfica. Ou seja: achava que o conhecia. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com seus desenhos de juventude, cartuns, rabiscos em agendas e guardanapos e quadros surrealistas! Descobri que Tim antes que tudo, tem e sempre teve alma de artista gráfico, e foi a partir daí que o seu universo onírico, terrorífico e mágico surgiu. Depois dos desenhos caseiros que enchiam cadernos, o jovem Tim logo estava publicando em veículos regionais cartuns ( já com um toque estranho/sarcástico/irônico) e charges. A exposição também mostra alguns "bicos" que fez para ilustrações publicitárias e exibe filmes caseiros/Super 8, quando despertou para o cinema logo depois do desenho no papel. A exposição, aliás, está muito bem disposta, dividindo os temas coerentemente, como "projetos que não vingaram", "desenhos/rascunhos iniciais", "produções oficiais para o cinema", "artes plásticas e ilustrações mais elaboradas", etc. Os vídeos com suas produções estão todos disponíveis também, incluindo curtas e especiais raros. Gostei demais! A única coisa ruim é que não pudemos fotografar nada da exposição, mas como eu sempre tenho um lado B para mostrar, segue o folheto oficial na íntegra (fotos abaixo) além do ingresso, que por sorte, foi impresso de novo ( o código de barras não dava leitura) e por conta disso, ficou intacto!












Nenhum comentário:

Postar um comentário