9 de maio de 2016

Baú do Malu 63 : Desenhocop

Esse engenhoso "Desenhocop" não é do meu baú na verdade - foi descoberto no meio do material escolar antigo da minha esposa. Era uma publicação que já se mostrava uma evolução considerável do antigo método "fundo de vidraça da janela", que consistia em copiar mapas ou ilustrações colocando a página que seria copiada diretamente no vidro da janela com o papel vegetal. O Desenhocop inovou ao exibir as ilustrações já impressas no papel vegetal, embora ainda desse trabalho, pois era preciso contornar os desenhos direto do página  e depois repassar os traços marcados com lápis. Pra quem era da época, essa técnica era de ponta! A princípio, calculei que essa edição fosse do início dos anos 80, pois foi usada pela minha esposa no ginásio. Mas depois que amigos me avisaram que usaram o Desenhocop com essa mesma capa do Pedro Álvares Cabral e mesmo miolo lá nos anos 60/70, e há a probabilidade desta edição ter pertencido ao meu cunhado nascido no início dos anos 60, deixo em dúvida a época exata de sua publicação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário