25 de janeiro de 2017
Baú do Seu João 20: Folhetos "Cóster" - série pesquisa literária "Um Soneto de Alvarenga Peixoto" ( 1965)
Eis mais um item inusitado pescado da grande miscelânea de guardados do Seu João Massolini. Este curioso folheto, impresso em setembro de 1965 pela Editora Cóster faz parte de uma série de livretos voltados para a divulgação literária. O responsável era, como se lê no texto introdutório assinado por Rolando Morel Pinto da USP, o professor e ficcionista Radamés Mosca, que teve a brilhante ideia de distribuir folhetos em banca - conforme o auto-anúncio da penúltima página: "...leia um folheto "cóster" no bonde/ no ônibus/ no trem/ no avião. vai gostar na certa! peça-o na mesma banca". Presumo que fosse de graça, visto que não há preço em canto algum do veículo educativo. No mesmo anúncio, em seu rodapé, mais uma informação que aguça ainda mais a curiosidade para essa série: os títulos usavam cores conforme o assunto literário tratado - azul para contos; amarelo para poesia; verde para pesquisas; e vermelho para aproveitamento (?). Na edição em questão há minúcias que devem ser citadas:
- há um pequeno e discreto anúncio descritivo no rodapé da última página da LAP ( Linhas Aéreas Paraguaias): "São Paulo - Assunción via lap ( sic) - a melhor viagem".
- junto ao endereço da redação há um misterioso parênteses: "representante em Tókio - Japão"
- no mesmo texto introdutório já citado, o literato da USP chama o responsável de Radamés Mosca. Mas na mesma página, lá embaixo, o expediente traz o nome de Rubens Macuco Mosca como titular da diagramação e montagem ( ou é um parente do citado ou o nome saiu errado).
No mais, vale citar o registro do nome do ilustrador da capa: Minámi Hakuyôo e o texto de fôlego do ensaio que compõe todo o volume, chamado de "Um Soneto de Alvarenga Peixoto", assinado pelo escritor e professor Milton Godoy Campos, escritor e professor paulista ( nasceu em São Manoel, terra do meu avô materno), que tem sua "bio-bibliografia" incluída na página "S". Ah, sim, esqueci de mencionar: o folheto "Cóster" também tem essa particularidade de colocar letras nas páginas ao invés de numerá-las. Sensacional!
Abaixo, todas as páginas do folheto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário