30 de janeiro de 2017

Livro Livre


"Livro Livre" é um projeto que eu conheci sem querer na semana e que me deixou extremamente contente! Ao adentrar a Casa das Rosas na Avenida Paulista para dar uma xeretada na exposição dos concretistas, avistei uma mesinha com livros logo na entrada do casarão cultural e curioso que sou, fui ver do que se tratava. Junto aos livros, uma plaquinha de papelão explicava o projeto - uma iniciativa de crossing literário onde a pessoa escolhe um livro gratuitamente e depois de lê-lo devolve-o à cidade ( de preferência em um local estratégico com bastante gente circulando). Para que esse intercâmbio espontâneo não perca a sua razão de ser vale a pena escrever o seu objetivo na devolução, cmais ou menos como na plaquinha citada. Nela, além do nome do projeto em letras grandes, explicava-se que o Livro Livre era um projeto voltado para a troca cultural literária em espaços urbanos. Escolhi a biografia do seminal grupo Kraftwerk ( Kraftwerk Publikation - A Biografia), não só por sua importância na música mundial ( sem eles o pop construído na virada dos 70 para os 80 não seria igual) mas também porque eles fazem parte do meu imaginário musical e da minha juventude - no início dos anos 80, eu e minha turminha de bairro começamos a descobrir "novos sons" e entre eles, o Kraftwerk ganhou grande destaque.
Um detalhe sobre o Livro Livre: o livro que eu peguei emprestado está praticamente novo!
Pesquisei na internet para saber mais sobre o projeto, mas há muitos com o mesmo nome. O mais próximo deste descrito aqui é este do link abaixo, que inclusive disponibiliza no site uma etiqueta que explica a iniciativa com o título em destaque: "Este Livro não é um Presente!".
http://www.livrolivre.art.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário