26 de março de 2022

Baú do Malu 85: "Corça e Leão" de Adalzira Bittencourt (1929)

Este curioso livro de poesias da década de 1920 eu encontrei em um antiquário na região de São Pedro-SP há uns anos atrás. A bela e sensual capa não tem assinatura, mas dá provas de que a arte editorial ainda seguia os ares libertários franceses, postura que só ia declinar na segunda guerra mundial, quando passou a imperar o olhar americano, mais pudico. A poesia de Adalzira reflete a capa, com trechos como esse: "Em momentos risonhos/ Ó meu amor/ Quisera ser a bailadeira dos teus sonhos/Nua/ Pompeando a minha carne em flôr à luz da lua/ No bailado do amor.". A obra segue entre momentos de volúpia e prazer (leão) e singeleza e castidade (corsa), até que em certo momento, absorve um estado de amor obsessivo e doentio, onde há até a vontade de exterminar uma possível adversária (!Mas se eu souber/Que existe outra mulher/Que saiba amar mais do que eu/Hei de matá-la"). Adalzira tem uma vasta obra literária e atuou em vários campos: direito, literatura, política, ação social e foi uma das primeiras mulheres a lutar por um feminismo com características mais voltadas para a realidade brasileira. Mais uma grande mulher que merece ter sua vida contada em biografia ou no cinema. Seu perfil no wikipedia é bem completo e pode ser lido aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Adalzira_Bittencourt






Nenhum comentário:

Postar um comentário