Quando bati o olho na notinha da internet,"Faces volta com novo vocalista", pensei cá com meus botões: quem será o corajoso que aceitou sentar no velho trono do rouco Rod Stewart? mas quando vi quem era o destemido - Mick Hucknall, ex-líder do Simply Red - entendi tudo e desenrolei o novelo: lembrei que há um ano atrás, li sobre o fim do Simply Red e também sobre a vontade do vocalista em explorar outros terrenos na música, diante do cansaço em relação ao soul comercial formatado da banda. E soube agora, que o Faces, com o trio original remanescente ( Ron Wood, Kenney Jones e Ian McLagan) já havia se unido no ano passado a Bill Wyman, ex-baixista dos Stones e ao próprio Mick Hucknall, para um show único no Royal Albert Hall, em Londres. O encontro suscitou emoções e agora o vocalista foi oficializado no site do grupo, junto com outra grande surpresa: Glen Matlock, o cara que empunhou o baixo na doideira chamada Sex Pistols foi confirmado na nova formação. Quem esperava Bill Wyman, o reservado ex-stone à beira dos 70 anos, não deve saber que ele só toca em show beneficiente, rodeado de amigos, e nunca por dois dias seguidos. Segundo notas, Rod Stewart não aceitou convite de McLagan para se unir aos velhos companheiros sob o teto Faces. E eu acho que foi bom pra eles. Embora Mick tenha 15 anos a menos do que Rod ( enquanto nascia, Rod já cantava), as coincidências entre os dois vocalistas são muitas: os dois são do Reino Unido, adoram futebol e mantêm raízes fincadas no esporte bretão- Rod jogou no Brentford Football Club na juventude e torce ferrenhamente para os clubes Celtic, na Escócia e Manchester United na Inglaterra, enquanto Mick é fanzaço e sócio colaborativo do, adivinhem? Manchester United. Ambos tem uma rouquidão de berço, veneram o soul e o rithm and blues e estouraram na carreira com releituras próprias desses ritmos. Mas, embora o mais velho seja considerado um dos melhores vocalistas britânicos, faz tempo, muito tempo, que perdeu a explosiva emoção dos primeiros anos de juventude mod. Atualmente fez sucesso com releituras da Broadway e tenta timidamente voltar ao terreno do rock. Tá difícil. Já Hucknall parece bem mais motivado na carreira e deve dar tudo de si entre os clássicos músicos e o novo desafio nas plagas do rock. Veremos se desta reunião sairá material inédito. Tem tudo pra rolar.
Só pra fechar: Ron Wood não saiu dos Stones. A banda mais velha do rock está em férias prolongadas e como Ron precisa de atividade constante para fugir da ociosidade pós-internação alcoolica, o momento vem bem a calhar.
Não percam a história do Faces, Small Faces e Humble Pie, fantásticas bandas que se entrelaçaram na história, a seguir, neste mesmo blog.
Vejam o concerto de reunião do Faces no ano passado, com Hucknall, Wymann e convidados, bem ao estilo festeiro dos britânicos: http://www.youtube.com/watch?v=dB9GqxDlKcE
e interview da volta (Sky News): http://www.youtube.com/watch?v=qv6X5jJa0m8
Nenhum comentário:
Postar um comentário