20 de agosto de 2009

Los 4 amigos e 1 "miolo-mole"




Apesar de memorialista, minha memória é uma bela botcha. Lembro dos fatos, mas esqueço nomes, datas, quem estava, onde foi, etc..
Por exemplo, este caso que posto now. Foi um dia inacreditável de 1995 aquele, em que me deparei em um bar - e aí começa a confa: não sei se foi no bar interno do Sesc Pompéia ou no Jazz and Blues - com Los Três Amigos em carne, osso e tequilas, mais um comparsa deles recém-chegado ao bando: Laerte, Angeli e Glauco + Adão Iturrusgarai. E como se eu fosse um velho amigo dos confins do deserto mexicano, comecei a papear com o quatrilho, incluindo aí piadas, história em quadrinhos, política (ah?) e depois de algumas boas doses de tequila, gargalhadas desbragadas.
Juntando tequila com péssima memória e quatorze anos passados, a mistureba é fatal. Além de não saber o bar exato, também não tenho certeza sobre a natureza do evento: HQMix? lançamento do livro deles? sei lá... inesquecível mesmo foi o encontro em si, onde pude presenciar quatro caras simples, despojados, sem frescura, sarristas. E olha que os três primeiros já eram consagrados nos quadrinhos e na charge ( o Adão ainda tava começando). De quebra, pude levar pra casa, esses desenhos inéditos "espirituosos", bem ao estilo dessa genial trupe do humor...
O livro autografado em questão é o "Los Três Amigos 2 - Más sexo, más drogas y más guacamoles" da Editora Ensaio ,1995, 3ª edição - capa acima.
Na sequência, os desenhos internos, feitos especialmente para a ocasião: 1ª página: Os indefectíveis Hippies do Angeli/ o antológico palhaço mudo do Laerte. 2ª página: Adão no "trono"/ e encorporando o Geraldão, Glauco e seu companheiro um tanto "guacamolento".
Um pequena amostra desses desenhistas, que tanto já fizeram pela arte, pelo quadrinho e pelo humor brasileiro, e não devem nada para os gringos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário