21 de outubro de 2009

Discos que nos Tocam 4: “Balançando com Milton Banana Trio” (1966)

por Duda Moura

Disco lançado pela Odeon em 1966 com o grande baterista Milton Banana no comando do trio. Na minha opinião o melhor álbum dos vinte que lançou ao longo de sua carreira solo, o que mais chama a atenção é o suingue de um verdadeiro brasileiro, sua simplicidade ao tocar coisas consideradas complexas pelos bateristas e sua pegada do morro, invejada por todos os músicos.
Apesar das músicas terem um conceito jazzístico da época de ouro dos trios de samba jazz, Milton, junto com Cid ao piano e Mario no contra-baixo acústico, conseguem passar algo inexplicável, de sintonia sonora tão brasileira, quase mágica. Destaque para a música “Cidade Vazia” de Baden Powell e Luis Fernando Freire que pode ser conferida no tributo ao Milton Banana no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ifWZiy1J2_4
Pra quem não sabe, Milton Banana foi o baterista que acompanhou Tom Jobim, João Gilberto, Stan Getz, dentre outros, no Carnegie Hall em Nova York em 1962, no show de Bossa Nova que mudou a história da música mundial.

Track List do álbum:
01 - Cidade Vazia (Baden Powell / Luis Fernando Freire)
02 - Barquinho Diferente (Sergio Augusto)
03 - São Salvador (Durval Ferreira / Aglaê)
04 - Amanhã (Walter Santos / Tereza Souza)
05 - Improviso (Cido)
06 - A Resposta (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
07 - Sonho de Um Carnaval (Chico Buarque)
08 - Feitinho Pro Poeta (Baden Powell / Luis Fernando Freire)
09 - Aruanda (Carlos Lyra / Geraldo Vandré)
10 - Tristeza (Haroldo Lobo / Niltinho Tristeza)
11 - Ora Bolas (Ian Guest / Zilmar de Araújo)
12 - Encanto Triste (Durval Ferreira / Pedro Camargo)

(Duda Moura) - baterista profissional e professor de bateria, integrante do Double Duo Jazz Quartet e autor do Método de Bateria "Ouvir e Tocar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário